• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Univali realiza exposição do acervo do Museu Victor Meirelles

Mostra reúne 40 obras de renomados artistas brasileiros, no Espaço Multiuso do Campus Itajaí

Múltiplas técnicas, estilos e cores compõem a exposição “Artistas catarinenses do acervo do Museu Victor Meirelles”, que estará no Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí, aberta para visitação, entre os dias 14 de junho e 14 de outubro. A mostra reúne 40 obras, de autoria do próprio Victor Meirelles e de outros renomados artistas que possuem vínculos, nasceram ou, ainda, vivem em Santa Catarina.

Victor Meirelles
Victor Meirelles

As obras da exposição assinadas por Victor Meirelles são conhecidas e pontuam importantes momentos da carreira do catarinense, que se tornou conhecido internacionalmente. As pinturas a óleo “Cabeça de Mulher” e “A Morta” integram a mostra, assim como esboços feitos em grafite sobre o papel para “Primeira Missa no Brasil” e “Batalha dos Guararapes”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os artistas do acervo do Museu Victor Meirelles que apresentam obras nesta exposição são: Álvaro Diaz, Fernando Lindote, Sérgio Ferro, Paulo Gaiad, Júlia Iguti, Lú Pires, Yara Guasque, Flávia Fernandes, Helô Spada, Aldo Beck, Hassis, Jandira Lorenz, Aldo Nunes, Elke Hering, Carlos Asp, Sérgio Bonson, Roberto Freitas, Raquel Stolf, Ruy Kronbauer, Marta Berger, Tarcisio Mattos, Lela Martorano, Julia Amaral, Fabiana Wielewicki, Rubens Oestroem e Carlos Franzoi.

As técnicas utilizadas pelos artistas vão desde o óleo sobre tela, grafite, fotografia, nanquim, xilogravura até o vídeo. Da mesma forma, tratando-se de data de finalização das produções, a exposição possibilita uma viagem histórica com telas do século 19 e obras mais recentes, do século 21.

Para a professora do curso de Artes Visuais e coordenadora técnica da exposição na Univali, Ane Fernandes, a vinda desta mostra é um momento único e especial. “Na semana em que Itajaí faz aniversário, a Univali recebe uma exposição deste nível, com obras do grandioso Victor Meireles e com parte do que há de melhor na produção destes artistas de Santa Catarina”, opina.

O reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos, acredita que a exposição fortalece a arte e a cultura e reitera o compromisso da universidade para com o desenvolvimento desta linguagem. Ele explica que a vinda do acervo do museu viabilizou-se graças ao trabalho já realizado pela Univali, no segmento. “O Museu Victor Meirelles está em restauro, o que permitiu a retirada de parte do acervo para vir para Univali. Acredito que esta exposição premia a comunidade e, de alguma forma, reconhece o trabalho já realizado pela instituição em educação e cultura”, afirma reitor.

Ação educativa para visitas monitoradas

Serão realizadas, todos os dias, visitas monitoradas à exposição. A ação educativa tem como objetivo aproximar o público da arte e da cultura, com explicações que contextualizam o cenário artístico e provocam um olhar estético mais crítico e aguçado.

Espaço Multiuso da Univali

A exposição inaugura um novo ambiente no Campus Itajaí da Univali, anexo à reitoria. O Espaço Multiuso deve, a partir de agora, acolher exposições e eventos institucionais da universidade.

A mostra ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, no Espaço Multiuso.

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaUnivali realiza exposição do acervo do Museu Victor Meirelles
PUBLICIDADE

Últimas notícias