• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Teatro Bruno Nitz exibe filmes japoneses nesta quinta-feira, 16

O evento começa às 18h, e a entrada é gratuita

(Divulgação)
(Divulgação)

Duas animações e um filme clássico serão exibidos nesta quinta-feira (16) na 1ª Mostra de Filmes Japoneses, que começa às 18h, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú.

A mostra é uma iniciativa da Associação Nipo Brasileira de Itajaí (ANBI), com apoio do Consulado Geral do Japão em Curitiba e da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. A entrada é gratuita.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No Japão, os filmes animados, conhecidos com animes, com conteúdos e gêneros variados, alcançam grandes bilheterias. O público poderá conferir dois trabalhos desta vertente. “Vozes de uma Estrela Distante”, de 2002, será o primeiro a ser exibido (confira a duração, a classificação e a sinopse abaixo). Na sequência, “O Jardim das Palavras”, de 2013. Para encerrar a noite, o clássico “O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua”, de 1964.

Os filmes foram selecionados pelo Consulado Geral do Japão. A ideia da ANBI é de que o evento se repita. “Nossa intenção é que outras mostras ocorram. Queremos divulgar o cinema japonês, mostrar nossa cultura”, disse o presidente da associação, Marcos Okada.

Todos os filmes são legendados em português. No final da exibição, o público responderá a um questionário, no qual poderá opinar sobre o que assistiu e também informar o que gostaria de ver em uma próxima mostra.

Vozes de uma Estrela Distante (Hoshi no Koe)
Colorido / animação / 25 min / 12 anos
Direção / roteiro / arte / filmagem: Makoto Shinkai
Música: Tenmon
Sinopse: Ano de 2046, certa província da região central. Mikako Nagamine e Noboru Terao estudam na mesma escola. Os dois participam do mesmo grupo e são muito amigos, no entanto Mikako é escolhida para fazer parte do Exército das Nações. No ano seguinte, Mikako parte da Terra a bordo da Nave Lysthea, e Noboru ingressa no ensino médio. Separados, um na Terra e outro no Espaço, os amigos se comunicam por e-mail. Quanto mais a Nave Lysthea se aproxima dos confins do Sistema Solar, o tempo para que as mensagens cheguem vai aumentando. Até que a Nave dá um pulo no espaço, e a diferença do tempo se torna ainda maior.

O Jardim das Palavras (Ko to noha no Niwa)
Colorido / animação / 46 min / 12 anos
Autor / roteiro /direção: Makoto Shinkai
Direção de Desenho/ Design personagens: Kenichi Suchiya
Direção de Arte: Hiroshi Takiguchi
Música: Daisuke Kashiwa
Sinopse: Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim japonês. Ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino, que é mais velha do que ele. Então, sem marcar os horários, os dois começam a se ver periodicamente, mas somente em dias chuvosos. Eles aprofundam a relação e se abrem um para o outro, mas o fim da temporada de chuva logo se aproxima.

O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua (ALWAYS – Sanch o – me no Yuhi ’64)
Colorido / 142 min / Livre
Direção: Takashi Yamazaki
Autor: Ryohei Saigan
Roteiro: Ryota Kosawa, Takashi Yamazaki
Música: Naoki Sato
Elenco: Hidetaka Yoshioka, Shinich i Tsutsumi, Koyuki, Maki Horikita, Hiroko Yakushimaru.
Sinopse: Tóquio, 1964. Dezenove anos após o término da Guerra, o Japão se reconstruiu, os Jogos Olímpicos estão programados para começar e o país tem experimentado um período de rápido crescimento econômico. O romancista Ryunosuke é agora casado com Hiromi, a qual está grávida. Os dois vivem com Junnosuke, que está no ensino médio. O mecânico Norifumi Suzuki ainda trabalha na sua oficina mecânica com a esposa Tomoe, o filho Ippei e a empregada Mitsuko. A loja dele tem experimentado um crescimento ao longo dos anos. Os habitantes da Terceira Rua vivem em suas formas habituais otimistas quando um ponto de mudança está prestes a mudar algumas vidas…

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaTeatro Bruno Nitz exibe filmes japoneses nesta quinta-feira, 16
PUBLICIDADE

Últimas notícias