• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Noite cultural na Galeria Municipal de Arte

capa conviteA Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) promove mais uma noite especial nesta sexta-feira, 8, com a abertura de exposição do artista plástico Marcelo Urizar, lançamento de livro do escritor Charles Alexandre Souza Armada, tudo isso com a interferência musical da cantora Susi Brito, interpretando canções que marcaram a carreira de Elis Regina. A programação começa às 20h30 na Rua 2412, nº 111, Centro de Balneário Camboriú. “Convidamos a comunidade a participar de mais este evento da FCBC, que promete grandes momentos culturais neste início do feriadão de 12 de outubro”, pontua o presidente da Fundação Cultural, Eduardo Meneghelli Júnior.

Nesta individual, Marcelo Urizar apresenta 12 obras criadas com a técnica do desenho, que usa a textura com acrílico sobre tela para dar vida a uma viagem de sonho entre Kamakura e Quioto, na qual é praxe que dure 12 dias e em cada dia aconteça uma atividade/missão diferente. Os budistas acreditam que esta viagem promova a transformação cármica. Urizar toma emprestado o velho ditado que acompanha o Caminho de Kamakura para dar nome à sua exposição: “A viagem de Kamakura a Quioto leva 12 dias”. No percurso, o traço único do artista cria formas e põe cor na paisagem que se descortina em cada tela, pausadamente, para que a viagem dure o tempo certo e não se perca a oportunidade de admirar a beleza da lua que, segundo a crença, só aparece no céu no 12º dia. Para o artista, não devemos desistir dos objetivos que traçamos para a nossa vida, muito menos no meio do caminho, “pois dessa forma, em certo sentido, estaríamos negando todos os nossos esforços anteriores”, pondera.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Literatura

Charles Armada apresenta em ‘Contos de Encantos’ histórias de paixões, do cotidiano surpreendente que encanta a vida. O livro, editado há dois meses pela Nova Letra, foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, e tem o patrocínio da APM Terminals (ex-Teconvi). Em 120 páginas, o autor brinda os leitores com 15 contos escritos nos últimos 10 anos. Charles descobriu a veia literária durante uma viagem ao litoral paulista nos anos 90, quando a chuva o levou a escrever uma história de ficção científica para entreter a família. “Eu escrevia de manhã e lia à noite para o pessoal, virou quase uma novela e os capítulos já eram esperados”, conta o autor. Este conto, ‘O Portal’, faz parte de Contos de Encantos que estará à venda neste dia 8, excepcionalmente, por R$ 20,00.

SAIBA MAIS
Marcelo Urizar, 46 anos, é argentino da província de Entre Rios. Estudou arquitetura na Universidade de Buenos Aires, mas também estendeu seus estudos ao desenho, à pintura a óleo, ao teatro, à música (flauta transversa), à publicidade e à psicologia. Conquistou prêmios com a sua arte na Espanha (1988), em Buenos Aires (1996) e no Brasil (2005). Entre 1999 e 2009, inscreveu suas obras em 19 bienais, salões de arte e encontros no Brasil e no exterior, além das exposições individuais e coletivas. Há mais de uma década, Urizar mora em Balneário Camboriú.

Charles Alexandre Souza Armada, 48 anos, é formado em Administração de Empresas pela PUC de São Paulo, em Direito pela Univali de Itajaí e pós-graduado em Direito Público pela FURB, de Blumenau. Possui diversos artigos jurídicos publicados em revistas especializadas e em anais de congressos, tendo apresentado trabalhos em seminários e congressos nacionais e internacionais. Seus contos já participaram de concursos literários em Blumenau, Rio de Janeiro, Bragança Paulista (SP), São Paulo e Porto Seguro (BA) e muitos já fazem parte de antologias e coletâneas.

AGENDA
8 de outubro, sexta-feira, 20h30
Galeria Municipal de Arte
Rua 2412, nº 111, esquina com a Rua 2450 – Centro
Abertura da exposição individual de Marcelo Urizar “A viagem da Kamakura a Quioto leva 12 dias”
Lançamento e noite de autógrafos do livro ‘Contos de Encantos’, de Charles Alexandre Souza Armada
Interferência musical da cantora Susi Brito, interpretando clássicos da carreira de Elis Regina

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaNoite cultural na Galeria Municipal de Arte
PUBLICIDADE

Últimas notícias