• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Santa Catarina monitora os rios e prepara-se para novas condições meteorológicas

A partir de quarta-feira (11) até quinta-feira (12), uma nova frente fria se aproxima, tornando o tempo instável em todo o estado

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram emitiram um nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para a semana de 09 a 13 de outubro de 2023.

A última semana foi marcada por dois períodos de chuva volumosa no estado: o primeiro entre terça (03) e quarta-feira (04) e o segundo entre sábado (07) e domingo (08). Ao longo destes dias, a precipitação ficou acima de 300 mm em algumas cidades do Meio-Oeste e do Vale do Itajaí, segundo estações de monitoramento da Secretaria da Proteção da Defesa Civil de Santa Catarina. Houve registro de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais em diversas cidades de Santa Catarina.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

As chuvas ocorridas durante o final de semana fizeram com que os níveis dos rios catarinenses aumentassem, atingindo níveis de emergência ao longo do domingo, nas Bacias Hidrográficas do Rio Itajaí, Rio Negro, Rio Canoas, e Rio das Antas. Durante a madrugada deste domingo, à medida que a chuva diminuiu, muitos rios em Santa Catarina entraram em estabilidade e começaram a diminuir seu nível. A seguir, destacamos as principais áreas atingidas neste evento.

Vale do Itajaí: Rio Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu seguem em elevação gradual ao longo da noite do domingo e madrugada de segunda, devendo entrar em estabilidade ao final do dia. O Rio Itajaí do Sul já apresenta redução ao longo desta manhã, assim como o nível do Itajaí-Mirim, na região de Brusque.

Extremo Oeste e Oeste: os níveis na região estão atualmente em recessão. Em Itapiranga, o nível máximo atingido foi de 11,64 metros no dia 08/10, ultrapassando o Nível de Emergência para o município, mas atualmente segue em recessão, em nível de atenção.

Meio Oeste: os níveis da região seguem em recessão e os rios se encontram em níveis de normalidade na maior parte dos pontos monitorados com máximos atingidos no dia 04/10, com níveis de Alerta ultrapassados. Na região de Joaçaba, o rio atingiu Nível de Alerta mas já apresenta recessão.

Planalto Sul: atualmente o nível do rio Canoas segue em elevação, próximo ao nível de Emergência na região de Otacílio Costa.

Litoral Sul: os níveis na região atingiram máximos no dia 07/10, ultrapassando níveis de Emergência, e atualmente seguem em recessão, abaixo dos Níveis de Atenção e próximos à normalização.

Grande Florianópolis: os níveis da região seguem em recessão. O nível do rio Tijucas atingiu Nível de Alerta na madrugada, mas apresenta recessão próxima ao Nível de Atenção.

Planalto Norte: níveis seguem em crescimento gradual no município de Canoinhas e Rio Negrinho, ultrapassando o Nível de Emergência.

Litoral Norte: rios estáveis em Nível de Normalidade.

Previsões para a Semana

Para a semana em questão, a previsão indica que entre segunda (09) e terça-feira (10), a maioria do estado terá tempo firme, com maior nebulosidade no litoral, onde ocorrerão chuvas isoladas. No entanto, devido aos acumulados das últimas chuvas, o risco de deslizamentos permanece alto a muito alto nas áreas litorâneas, planaltos e no Vale do Itajaí, enquanto no Grande Oeste o risco é moderado.

A partir de quarta-feira (11) até quinta-feira (12), uma nova frente fria se aproxima, tornando o tempo instável em todo o estado. As chuvas começarão no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se espalhando para outras regiões ao longo do dia e permanecendo até a quinta-feira. Durante esse período, há condições para temporais, principalmente entre o Grande Oeste e o norte catarinense, com chuvas intensas em alguns momentos, descargas elétricas, vendavais e possível queda de granizo. O acumulado de precipitação varia de 50 a 80 mm em média em todo o estado, com possíveis picos superiores a 100 mm. O risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica é moderado a alto.

Na sexta-feira (13), a frente fria se afastará gradualmente, e as chuvas perderão intensidade, embora ainda possam ocorrer com baixa intensidade na faixa leste e norte do estado.

Em resumo, Santa Catarina se prepara para enfrentar as consequências das chuvas intensas passadas, com a situação hidrológica ainda sendo monitorada de perto. A população deve permanecer vigilante e seguir as orientações das autoridades em caso de emergência.

Click CamboriúClimaSanta Catarina monitora os rios e prepara-se para novas condições meteorológicas
PUBLICIDADE

Últimas notícias