- PUBLICIDADE -

Verão com retorno da chuva e calor típico em Santa Catarina

O verão teve início nesta segunda-feira, 21, às 07h02 da manhã

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Desenvolva as suas habilidades e competências de Liderança

Programas de MBA e Masters da Tear Escola de Negócios englobam participantes com ou sem graduação e é semipresencial com duração de 12 meses

SANTA CATARINA – O verão teve início nesta segunda-feira, 21.dez.20220 às 07h02 da manhã. A previsão é otimista para o trimestre com indicativo de retorno da chuva a Santa Catarina, próxima a média em dezembro e acima da média nos meses de janeiro e fevereiro. O indicativo de chuva acima da média é maior para o Litoral.

No verão Catarinense é frequente a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em dezembro a média mensal é de 130 a 150 mm no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, de 150 a 190 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, ressaltando-se que a segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira. Em janeiro e fevereiro a média a mensal é de 150 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no litoral Sul, com média chegando a 200 e 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Boa parte da chuva do trimestre está associada à convecção devido ao calor da tarde e noite, em forme de pancadas passageiras, típicas de verão.

A chuva mais significativa no trimestre em SC, normalmente ocorrem devido à passagem de frentes frias pelo litoral e, episódios de chuva mais intensa, associados a influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), sobretudo no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura:

A previsão é de temperatura próxima a média climatológicaem SC, calor típico da estação. Em dezembro, ainda podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

Semana do Natal com melhora do tempo em Santa Catarina:

Segunda-feira (21/12):

  • Tempo: no oeste e sul do estado, as nuvens diminuem e o sol aparece no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis e norte do estado, nebulosidade variável com chuva isolada, permanecendo até a noite no norte.
  • Temperatura: em declínio.
  • Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.
  • Sistema: frente fria em deslocamento por SC. Alta pressão avança no Sul do Brasil.

Terça-feira (22/12):

  • Tempo: firme com sol em SC, acompanhado de mais nuvens entre a Grande Florianópolis e o norte do estado. Condição de chuva especialmente no Litoral Norte.
  • Temperatura: amena, com maior elevação no Oeste.
  • Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
  • Sistema: alta pressão no Sul do Brasil.

Quarta-feira (23/12):

  • Tempo: firme e ensolarado no oeste e sul do estado. Na Grande Florianópolis ao norte de SC, nebulosidade variável com condição de chuva isolada, especialmente na madrugada, manhã e período noturno, devido a circulação marítima.
  • Temperatura: em elevação no oeste e sul do estado, e amena nas demais regiões.
  • Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta e Sexta-feira (24 e 25/12):

  • Tempo: segue mais firme com sol no oeste e sul do estado. Na Grande Florianópolis ao norte de SC, a circulação marítima mantém a nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada, especialmente na madrugada, manhã e noite.
  • Temperatura: em elevação em todas as regiões.
  • Vento: sudeste/leste a leste/nordeste, fraco a moderado.

COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.