Defesa Civil de Santa Catarina emite aviso de fortes temporais e frente fria

A Defesa Civil ressalta que o aviso não significa a ocorrência de um tornado, mas que existem condições potenciais favoráveis para tempestades deste nível

Publicado em

- Publicidade -

Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta sexta-feira, 24, um reforço ao aviso emitido pela Epagri/Ciram sobre a possibilidade de fortes temporais com a passagem de uma frente fria pelo estado.

Conforme o alerta, a partir da madrugada desta sexta-feira existe o risco de fortes tempestades com a possibilidade de granizo, ventos com rajadas acima de 60 km/h e mar agitado. Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, os ventos podem ser provocados por frentes de rajadas, tornados ou microexplosões que ocorrem durante a passagem da frente fria.

A previsão aponta pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí, atingindo Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí. A Defesa Civil ressalta que o aviso não significa a ocorrência de um tornado, mas que existem condições potenciais favoráveis para tempestades deste nível.

“O aviso publicado não é para alarmar, mas para prevenir. É uma condição meteorológica que pode acontecer”, explica o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo. “Temos uma estrutura com o estado 100% coberto por radares, uma equipe de meteorologistas cada vez mais preparada e técnica. Este aviso é para que haja uma preparação dos órgãos de segurança e uma contrapartida por parte da população, que deve se habituar com avisos e alertas de canais oficiais”, reforçou.

A Defesa Civil indica a população a ficar atenta aos avisos de curta duração que são emitidos pelos órgãos oficiais, principalmente pelo SMS. Para receber mensagens, basta enviar o número do CEP de sua residência para o número 40 199. A mensagem é gratuita. “Criar essa preparação, tanto da população, quanto do estado, diminuirá os efeitos causados, seja por um vento forte, uma chuva forte, uma inundação e algo de gênero. Cuidado e atenção devem ser redobrados”, finaliza Fabrício.

A previsão também aponta declínio acentuado da temperatura em todas as regiões, no sábado, 25. No Planalto Sul, há condição de chuva congelada e pequena chance de neve na tarde e noite de sábado, 25, e início da madrugada de domingo, 26. No Oeste e Meio-Oeste, áreas próximas ao RS, também há condição de chuva congelada no sábado.

Nas madrugadas e amanhecer de domingo e segunda (26 e 27) serão registradas temperaturas muito baixas. No domingo, fará temperatura negativa e próxima de 0°C com geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Na segunda-feira, a temperatura segue negativa e próxima de 0°C com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e em torno de 0°C a 5°C com geada isolada no Vale do Itajaí, Florianópolis serrana e Litoral.

No Litoral há chance de quebra de recorde de temperatura mínima na segunda-feira, 27.

O objetivo do programa é prestar apoio às pessoas que estejam passando por algum problema ou depressão.

Posted by Click Camboriú on Friday, August 24, 2018


COMENTE ABAIXO ⬇
- Publicidade -

DESTAQUES

Arranca de caminhões no Speedway neste final de semana

Catarinense de Arrancada reunirá mais de 30 trucks na disputa
- Publicidade -

Programação especial garante Dia dos Namorados mais romântico no Balneário Shopping

Restaurantes do Balneário Shopping também prepararam surpresas especiais para a noite deste dia 12 de junho

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.