- PUBLICIDADE -

Primavera começa nesta sexta-feira

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

2010 07 19 05 08 cfacd4652fNesta sexta-feira (23), exatamente às 6h04, começa a Primavera. A chegada da estação vem associada à diminuição e irregularidade da chuva, com relação ao observado nos meses de inverno, com volumes abaixo da média climatológica em Santa Catarina. Esse indicativo está associado ao retorno da La Niña nos próximos meses, que influencia o regime de chuva no estado com diminuição dos volumes e má distribuição no tempo e no espaço.

Em outubro, a chuva ainda deve ocorrer com mais freqüência no Estado, lembrando que esse é um mês caracterizado por elevados totais de precipitação (média mensal de 210 a 280 milímetros no oeste e meio-oeste, e de 140 a 180 milímetros do planalto ao litoral), e neste ano de 2011 o volume de chuva deve ficar próximo desses valores médios.

Em novembro, o volume de chuva mensal diminui em relação ao período setembro-outubro (média mensal fica em torno de 130 a 180 milímetros no estado). Em dezembro, a média mensal fica em torno de 140 a 200 milímetros. Neste ano, se espera totais menores nos meses de novembro e dezembro.

Em primaveras de La Niña, como esta, normalmente as frentes frias passam por Santa Catarina com pouca atividade chuvosa e deslocamento rápido pelo estado, e as instabilidades, que se deslocam do Paraguai em direção ao estado, são menos intensas. É claro que eventos de temporais com ventania e granizo podem ocorrer, mas devem ser menos frequentes. Ainda assim, se ressalta que episódios de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano, resultando em totais de chuva acima da média climatológica mensal, em alguns municípios ou regiões.

Temperatura:

A previsão é de temperatura próxima a média climatológica no trimestre outubro a dezembro de 2011, tendendo abaixo da média no início da estação, por influência de massas de ar frio que ainda devem chegar com frequência ao estado, deixando as temperaturas mínimas mais baixas com chance de geada tardia, especialmente no planalto sul. Em novembro e dezembro, a tendência é de elevação gradativa da temperatura.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial, região de monitoramento do fenômeno El Niño – Oscilação Sul (ENOS)

Nos meses de junho e julho, observou-se águas dentro da normalidade ao longo do Pacífico Equatorial. Em agosto ocorreu um resfriamento, que se estendeu por quase todo o Pacífico Equatorial em setembro (período de 12 à 19/09).


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.