• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Defesa Civil informa para previsão de maré alta

A partir desta terça haverá vários dias de maré alta que podem causar cheias na cidade, principalmente nos meses de maio e junho. De quarta até domingo, por exemplo, há risco de alagamento. Uma das explicações para que ocorra a cheia é a chamada maré astronômica, quando há influência da lua.

Conforme o geógrafo e professor da Univille Alessandro Barbosa, a Lua não produz esse efeito sozinha.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

— Os movimentos de subida e descida do nível do mar, chamados marés, também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta —, diz Alessandro.

Ele explica que, como a Terra atrai a Lua, fazendo-a girar ao seu redor, a Lua também atrai a Terra, mas de um jeito mais sutil. O “puxão” gravitacional do satélite tem pouco efeito sobre os continentes, que são sólidos, mas afeta consideravelmente a superfície dos oceanos, já que a água pode se mover de um lado para o outro facilmente.

— A cada dia, a influência lunar provoca correntes marítimas que geram duas marés altas (quando o oceano está de frente para a Lua e em oposição a ela) e duas baixas (nos intervalos entre as altas). O Sol, mesmo estando 390 vezes mais distante da Terra do que a Lua, também influi no comportamento das marés. Embora a atração solar corresponda a apenas 46% da atração lunar —, completa.

Por isso, é importante estar atento aos próximos dias. Segundo a meteorologia, a previsão é de que haja pancadas de chuva na cidade, principalmente à tarde e à noite.

Previsão do tempo para quarta-feira (12/05/2010)
Uma frente fria se forma no litoral catarinense, mantendo mais nuvens e condições de pancadas de chuva com trovoadas isoladas do Meio-Oeste ao Litoral. No Oeste de SC, céu encoberto mas a condição de chuva é pequena. Temperatura mais amena por causa da cobertura de nuvens e da chuva com sensação de mais frio em função da umidade relativa do ar. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Mar agitado com condições de ressaca.
— Para amanhã pode ter poucas aberturas de sol e a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia.

Total de chuva acumulada em Itajaí nas ultimas 12h é de> 48mm .
Nível do Rio Itajaí Açu: Em Itajaí as 17:00h (0.76) Normal .
Previsão de maré alta para as 01:30h da próxima madrugada.
Há risco de alagamento .

Click CamboriúClimaDefesa Civil informa para previsão de maré alta
PUBLICIDADE

Últimas notícias