• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Correios de Balneário Camboriú a passo de tartaruga

A lentidão dos Correios de Balneário Camboriú: uma crítica necessária

Por Pedro G. da Rosa

Que uma encomenda internacional leva menos tempo para chegar da China ao Brasil do que da Unidade de Logística Integrada, em Curitiba, ao endereço do destinatário, todo mundo já está cansado de saber. O desambaraço aduaneiro realmente é algo que atrasa a logística. Mas algo especial acontece após o pacote deixar a Unidade de Tratamento em São José e ser encaminhada para os Correios de Balneário Camboriúum trajeto de 73 km, que de carro não leva nem 1 hora.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Quando o desembaraço aduaneiro é ágil, a etapa final até Balneário Camboriú se torna a mais demorada delas. As encomendas são entregues muito mais rapidamente quando, ao invés de serem encaminhadas para a Unidade de Distribuição em Balneário Camboriú são levadas para a de Itajaí.

Qual o motivo disso acontecer, não sei, mas quando vão para Itajaí as encomendas sempre são entregues entre 24 e 48 horas. Já, quando o trânsito é diretamente para Balneário Camboriú, as correspondências ficam sem movimentação por cerca de 1 semana, 10 dias. Algumas vezes mandei a entrega em um endereço em Itajaí, por ser mais rápido ir até a cidade vizinha buscar, do que esperar que o correio entregue em casa.

Mas infelizmente os problemas não ficam apenas na demorada entrega. Eu já tive um prejuízo de R$ 700, porque os Correios efetivaram duas tentativas de entrega, mas não deixaram nenhum aviso de chegada, fazendo com que a caixa retornasse ao remetente. O item, adquirido no AliExpress, não foi reembolsado, uma vez que já havia ultrapassado o prazo estabelecido pela plataforma para solicitação de reembolso. Se o destinatário não ficar acompanhando o código de rastreio e não ficar de prontidão em casa para atender o carteiro, o risco de perdimento de encomenda acaba sendo muito alto.

Sobre isso, os Correios têm muito a aprender com a Mercado Envios, que faz a logística do Mercado Livre. O entregador, muitas vezes se certifica se você estará em casa antes de deslocar ao endereço. Ao chegar no endereço e ninguém atendê-lo, ele liga. E se você não estiver em casa, na ligação que o entregador te faz já é possível resolver o que será feito – se ele volta outra hora, entrega para outra pessoa ou a solução que for melhor.

Outra coisa desgastante que ocorre com os Correios em Balneário Camboriú é o pedido que é marcado como entregue, quando na verdade não é entregue. Nessa semana, por exemplo, após nove dias de espera, o rastreio de sete encomendas apontaram que elas saíram para entrega. Infelizmente estava em um compromisso, e não pude recebê-las. Porém, das sete, cinco foram marcadas como “entregue” e duas como “carteiro não atendido”. Quatro delas, couberam na caixa de correio, e o carteiro assinou como se eu as tivesse recebido.

Mas esse nem é o problema. O problema está no quinto item marcado como entregue, que sei que não foi entregue, pois esse não cabia na caixa de correio. Quero crer que a entrega ocorra junto aos outros dois pacotes, mas o rastreio marcado como “entregue” preocupa por vários motivos. Caso não ocorra, o que acontece, se, marcado como entregue, nem reembolso poderei pedir?

No momento em que escrevo, é sexta-feira, e hoje o carteiro não passou. Então terei que esperar pelo menos até segunda-feira, ou seja, além dos nove dias que levou de São Jose a Balneário Camboriú, são mais quatro dias para uma nova tentativa de entrega, totalizando 13. Enquanto isso, fica a dúvida sobre o pacote não entregue, marcado como entregue.

Em tempos de avanços tecnológicos e logísticos, os cidadãos merecem um serviço de entrega confiável, transparente e eficiente. Afinal, muitos dependem dele para seus negócios, estudos e necessidades diárias. É imperativo que os Correios revisitem seus processos, invistam em treinamento e adotem práticas mais modernas de logística e atendimento ao cliente. A comparação com outros serviços, como o Mercado Envios, só reforça a necessidade de mudança. Espera-se que, ao dar visibilidade a esses problemas, possamos impulsionar uma melhoria no serviço postal da região e garantir que os residentes de Balneário Camboriú recebam o padrão de serviço que merecem.

Click CamboriúBlogsOlho CríticoCorreios de Balneário Camboriú a passo de tartaruga
PUBLICIDADE

Últimas notícias