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Telefonia Empresarial, sua empresa pode estar sendo vítima

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Muitas empresas podem estar sendo vítimas de Agentes Autorizados de empresas de telefonia móvel ou fixa. As fraudes ocorrem das mais diversas formas. Uma delas consiste em ativar linhas telefônicas ou internet móvel no CNPJ da empresa e posteriormente locá-las ou vendê-las. Anúncios informando a prestação destes serviços sem consulta ao SPC e SERASA são comuns nos jornais locais e demonstram que a fraude ainda existe, pois as empresas de telefonia não fornecem o serviço para pessoas ou empresas com o nome negativado no SPC e SERASA, a análise destas empresas são criteriosas. Tal fato é uma prova evidente da fraude.

Outras fraudes ocorrem no setor e podem prejudicar ambas as partes (empresa e telefônica). Esta consiste em fazer um pedido de linhas telefônicas em nome do cliente, solicitando aparelhos de alto custo geralmente cedidos em forma de comodato. Assim que estes aparelhos chegam ao endereço do cliente, o consultor que participou da fraude vai a empresa, informa que ouve um erro e retira os aparelhos, que serão posteriormente comercializados.

Outra forma de fraude ocorre, pois muitas empresas de telefonia oferecem descontos especiais para funcionários das empresas que possuem contratos corporativos. Neste caso envolve a falsificação de documentos como a folha de pagamento, fato que pode gerar transtornos aos clientes da operadora. Como os dados de clientes são repassados ao Governo Federal (Receita Federal), poderá constar funcionários não cadastrados na empresa, o que pode gerar processo de investigação cabendo o empregador lesado dar explicações sobre estes funcionários.

A forma para se livrar dessas fraudes é a prevenção que se dá pela fiscalização constante com a operadora de telefonia.

Algumas medidas que podem ser tomadas:
– Entrar em contato constantemente com operadora de telefonia consultando o número de linhas telefônicas em nome da empresa (as linhas podem estar em uma fatura separada) e solicitar a relação de funcionários que possuem benefícios como descontos especiais por serem funcionários de sua empresa;
– Observar a chegada de aparelhos não solicitados e informar diretamente à operadora de telefonia e não ao agente credenciado ou ao consultor que lhe vendeu o plano de serviços;
– Verificar mensalmente a conta de telefone, para verificar o valor da mensalidade e se os números de telefone coincidem com os contratados.

Os problemas causados aos clientes são inúmeros. Em relação a internet móvel (se for utilizada para fraudes, pedofilia, invasões, presídios e outras) pode implicar legalmente na empresa lesada, até que esta consiga provar que não solicitou o serviço. O não pagamento do serviço também pode negativar o CNPJ da empresa (SERASA) e bloquear as demais linhas da empresa. Pode também gerar problemas com a Receita Federal, pois pode constar maior despesa do que a apresentada, entre outros. O mesmo vale para as linhas telefônicas, exceto os crimes virtuais. Quanto a instalação de linhas e serviços adicionados a terceiros como o caso de promoções para funcionários de clientes corporativos, não incide diretamente na empresa por inadimplência, pois a dívida não é vinculada, mas pode incidir no que tange a quantidade de funcionários incompatíveis com o porte da mesma.

Cuidado na hora de cancelar o contrato pois muitos não percebem que estão pagando multa rescisória de outras linhas telefônica.


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