• O portal de notícias de Balneário Camboriú

A novela dos veículos estacionados em cima da calçada na Rua 3300

Imagem2681
Rua 3300 - Churrascaria Rio Grande - Veículos estacionados na calçada

O que vou relatar não vem ocorrendo de hoje, e sim de longa data. Na rua 3300, Centro de Balneário Camboriú, desde a construção da Churrascaria Rio Grande e a Loja Das Porcelanas, vem ocorrendo irregularidades no trânsito naquele local. Um desrespeito com pedestres, pois veículos de funcionários e clientes estacionam em cima da calçada, obstruindo-a parcialmente e em muitas vezes totalmente, obrigando pedestres, que por direito poderiam utilizá-la, a arriscarem suas vidas no meio da pista de rolamento. A rua serve como entrada e saída do município, já que no local existe o acesso à BR 101. A rua 3300 é uma via de grande fluxo de veículos, localizada próximo de escolas (públicas e privadas).

Constantemente venho relatando o fato para autoridades do município, seja para a Polícia Militar (190), setor de trânsito do município, Policia Rodoviária Federal (191) e agentes de trânsito que passam pela referida rua.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Imagem2680
Obstruindo totalmente a calçada

Em contato com o Sr. Assis, setor de trânsito do município, ele ficou de verificar o local há mais de duas semanas e tentou jogar a fiscalização para a PRF (sendo que esta tem o dever de fiscalizar a Marginal Leste e não a Rua 3300, que é dever do município ou da Polícia Militar). Veículos continuam estacionados na calçada. Em diversos contatos pelo 190, Polícia Militar, os mesmos informam que os Agentes de Trânsito foram encaminhados ao local e nenhuma irregularidade foi constatada. Agentes de Trânsito, conversei por duas vezes. O primeiro, que mal me deu atenção, informou que iria verificar (nada foi feito). O segundo, por sinal um agente recém formado (2010), informou que veículos estacionam ali por muito tempo e ele não iria fazer nada, e que o procedimento é legal. Estranho, não sabia que estacionar periodicamente em cima da calçada com o tempo se ganha direito adquirido. Quanto a PRF, os notifiquei no último domingo. Basta agora verificar se tomaram providências, já que o mesmo procedimento é feito em frente à Churrascaria, neste caso na Marginal Leste, que é de competência da União e a fiscalização deve ser feita pela PRF.

Imagem2684
Rua 3300 com Marginal Leste

Em ambos os casos as autoridades relatam que existe uma área de recuo para passagem de pedestres (na Loja das Porcelanas existe, mas é pequena), o que permite que os veículos estacionem na calçada. Estive no local e por diversas vezes e não achei a referida área de recuo, as fotos não me deixam mentir, salvo se a área for a pista de rolamento. No local, se para um pedestre, com toda sua coordenação motora e visão, já se torna difícil se locomover pela calçada, tanto pela péssima educação dos condutores, empresários e autoridades municipais, estaduais e federais que estacionam ou permitem que seja estacionado veículos na calçada, outro fato é a falta de calçada no imóvel ao lado do n° 680.

Imagem2683

Gostaria que condutores que ali estacionam, autoridades, empresários, e comerciantes envolvidos, fizessem dois  pequenos testes. O primeiro vendando seus olhos e caminhasse pela calçada, o segundo como cadeirantes, para sentirem a realidade e como estão prejudicando quem se utiliza da via para se locomover.

No local o risco de acidentes é constante, quem será responsabilizado caso ocorra? Pedestres, o condutor que estava na pista de rolamento, os comerciantes, os condutores que ali estacionam seus veículos ou as autoridades que estão se omitindo?

Legalmente as autoridades, já que estas foram notificadas por diversas vezes e não tomaram providencias. Pois cabe à elas garantir a segurança de quem passa pela via.

Caso alguem tenha sofrido ou venha a sofrer um acidente na localidade pode me contatar via e-mail: olhando.com@ig.com.br e olhando.com1@gmail.com. Irei fornecer as imagens e os audios das gravações entre as autoridades, já que providências não querem tomar de imediato. Só espero que no local não tenhamos vitima fatal.

6 COMENTÁRIOS

    • A maior novidade no caso é que o setor responsável pelo transito do município, informou que a competência é da Secretaria de Planejamento, do jeito que esta sendo conduzido logo informarão que a competência é da policia ambiental ou da secretaria de Saúde, IBAMA, FATMA, ou da Prefeita Luzia (Camboriú) ou da Presidente Dilma.

  1. É tudo culpa dos proprietários dos estabelecimentos…
    Além de estar errado, ainda cobram por um serviço irregular e que não cabe a eles. Pilantras…

    • o problema é q se os estabelecimentos têm os projetos de estacionamento aprovados pela prefeitura eles tem como direito deixar que seus clientes estacionem lá…

Comments are closed.

Click CamboriúBlogsOlho CríticoA novela dos veículos estacionados em cima da calçada na Rua 3300
PUBLICIDADE

Últimas notícias