• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Uma breve análise sobre o turismo em BC

Colocando a leitura em dia…

Análise divulgada esta semana pelo Forum Econômico Mundial:
“Apesar de ser considerado o país com a maior riqueza natural do mundo, o Brasil não consegue ser competitivo na indústria de turismo…
O Brasil desbancou todos os 139 países analisados e marcou o primeiro lugar no quesito de riqueza natural, principalmente pela diversidade de espécies animais existentes, com a fauna mais rica do mundo, além do número de lugares considerados patrimônios da humanidade, da quantidade de áreas protegidas e da qualidade do meio ambiente.
Problemas de infraestrutura, regulação, violência, falta de mão de obra qualificada e ausência de investimentos acabam se sobrepondo às vantagens das belezas nacionais.”

Então fiquei eu aqui com meus botões pensando: e em BC? Como estão lidando com isso?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Claro que se eu começar a transcorrer sobre o assunto e acabar encostando meu dedo mindinho na ferida de alguém, vão me crucificar e acabar descobrindo que trabalho com moda e não entendo nada de turismo… Ora, quantas pessoas destas aí que tem o poder na mão pra mudar alguma coisa sequer tomam conhecimento disto, entram na briga pra fazer mudanças e acabam só fazendo turismo?

Eu sei que é desestimulante e desanimante quando percebemos as dificuldades que cercam nossa sociedade, mas se cada um fizer a sua parte… Discurso velho e conhecido, mas o único que funciona.

Não é minha intenção ficar atacando pessoas, nem julgar competências, porque isso só me compete relativamente, uma vez que sou coautora junto com o resto da população do que aí está, mas parece que alguma coisa não vai bem.

O número de turistas não é maior do que a 10 anos, desde lá que eu ouço a notícia de que tivemos em torno de 2 milhões de turistas na temporada.

O que aumentou foram as pessoas que ficaram, o número de imóveis vazios, e o preço dos imóveis. Verdade seja dita, em Balneário Camboriú só quem se dá bem são as construtoras que conseguem, não sei onde, investidores que pagam as fortunas fora da realidade, pelos imóveis novos construídos.

Quem vê o movimento no centro da cidade pensa: se o comércio não dá certo é porque foi mal administrado e embarca na mesma ilusão… Ele aposta todas as suas economias em aluguéis astronômicos e no ano seguinte está quebrado e devendo na praça… Ele também? Mas quem lucrou de verdade foi aquele que recebeu os aluguéis adiantados.

Eu poderia continuar este assunto divagando sobre as razões porque não existem saídas e entradas fáceis em BC e porque o dinheiro destas obras nunca chegam… Unicamente por falta de vontade política. Porque primeiro seriam necessários investimentos em segurança.

Mas não tem segurança no mundo que dê jeito quando não se tem educação. BC tem o mesmo problema do resto do Brasil, só que dá a volta, não resolve, porque alguém perderia muito dinheiro com isso…

Pense nisso você também!

Faty Lux

7 COMENTÁRIOS

  1. vamos por partes… turismo de BC é complicado em certos aspectos, sinaleiras desincronizadas, transito parado nao quer dizer cidade cheia… ok

  2. já noto o quanto tem daquela porcaria de sorveteria tipo de iorgute….

    ninguem faz pesquisa de campo.. povo é igual virus… vai se como 1,99 uma epoca atras…

  3. o dolar… atrapalha os “gringos”
    quer saber onde vai os gringos ricos mesmo…!?!? eles vao é para o nordeste ! aqui sempre veio bardeneiro nos anos 80/90

  4. A temporada foi boa pra quem? Faço esta pergunta todo ano, pois como morador de BC, sofro de dezembro a fevereiro. Não tenho vontade de sair de casa. O trânsito é um caos, os restaurantes cheios, sem falar que nesta época vários produtos dobram de preço. Será que este tipo de turismo que BC atrai é o ideal? Não seria melhor investir em turistas de qualidade e não de quantidade?

  5. a geoeconomia do brasil e exelente na sua estrutura porem mal administrada resposaveis e meus lideres politicos de merda
    mas a algo positivo nela nos tras a tona as riquezas que possuimos

Comments are closed.

Click CamboriúBlogsOlho CríticoUma breve análise sobre o turismo em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias