• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, uma cidade que poderá sofrer com a falta de mão-de-obra

Balneário Camboriú futuramente poderá sofrer com a falta de mão-de-obra, e não por falta de empregos, mas sim pela falta de funcionários. Os motivos são simples, alto custo com moradia e baixo salário. Atualmente um aluguel de uma kitinete em bairros como Municípios, Nações, Barra entre outros varia de 400 a 600 reais. Na mesma localidade um apartamento de dois dormitórios custa entre 500 à 800 reais. Na região central o aluguel de uma kitinete chega ao valor de 750 reais e um apartamento de dois dormitórios chega a custar entre 800 e 1600 reais. Valores altos, considerando o salário de 800 reais que em média é pago na maioria das empresas.

O aluguel tem sido o maior vilão seja para comércio ou habitação, e os salários e faturamento não estão seguindo a mesma proporção de valores. O outro problema é o alto custo da compra de um imóvel que geralmente estão acima de 100 mil reais, o que torna difícil para um assalariado adquirí-lo, já que o valor da prestação compromete a renda. Aumentar os salários é um outro problema, já que em muitas empresas pagam um valor alto com a locação do imóvel, e em muitos casos chega a ser maior do que as despesas com funcionários.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Problemas estes que estão gerando um desequilíbrio social. Famílias que vem de outros municípios em busca de uma vida melhor, acabam tornando suas vidas um pesadelo constante, pois o que recebem mal dá para pagar o aluguel e se alimentarem, e em muitos casos chegam a passar necessidades, fazendo com que estas famílias se tornem “escravas”, trabalhando apenas para moradia e alimentação. Muitas dessas famílias possuem o desejo de retornarem para suas cidades, mas devido a situação financeira, não conseguem acumular recursos. O outro ponto negativo é o aumento da criminalidade que muitas vezes é motivado pela desigualdade social e pela revolta de ver alguns tendo muito e muitos não terem nada.

9 COMENTÁRIOS

  1. não só de mão de obra, mas como de estudantes que sofrem muito com os aluguéis abusivos! preço de passagem, alimentação e etc. O aluguel e alimentação são os mais pesados no bolso! Esse desiquilibrio só irá aumentar a violência e a insegurança (já vem acontecendo)! Outras cidades como camboriú e itajaí estão aplicando preços absurdos! em camboriú por exemplo tu aluga um apartamento próximo ao centro ANUAL, porém tu é obrigado a sair na época dos Gideões para o locador ganhar uma graninha extra (mercenários) e em BC muitos aluguéis são para sair na temporada! deixando muita gente ao relento, vivendo em lugares totalmente afastados, aumentando os gastos com transporte.

  2. Mas assim é bom…
    Quem nao pode pagar vai indo pras outras cidades…
    Minha terra natal, BC, ja ta saturadissima!

    Bom bom, muito bom!

    • Primeiro que BC não é mais tua terra a muito tempo.
      Segundo, vc deve ser um filinho de papai que tem muita grana e só deve trabalhar pra que não fiquem dizendo que o filho do “fulano de sobrenome tal” não é vagabundo.
      Terceiro, se continuar a desigualdade, vc será o primeiro a senti-la, assaltos, sequestros e mortes por ter dinheiro e arrogância.

  3. Cuidado Jean, talvez até vc tenha que ir embora, mesmo que hoje vc e sua familia tenham uma boa condição financeira, devo te lembrar que dinheiro acaba se não for bem administrado. Espero que não chegue a este ponto e que vc consiga ser muito feliz neste município, mas o texto abaixo fará vc refletir um pouco.

    Para ser mais direto na mensagem que quis passar é que BC está ficando uma cidade muito cara para se viver, eu tenho imóvel uma vida financeira estável, porém poderia estar no grupo dos milionários se em meados da década de 80 o Governo do Estado não tivesse dado um calote na empreiteira de meu avô, onde praticamente se perdeu tudo e teve que ser começado do zero, na época para honrar o contrato com o Estado meu avô tocou a obra em frente na promessa de receber tudo no final o que não ocorreu de ricos na época minha familia passou a ser paupérrima. Para se ter noção do capital que meu avô tinha, boa parte de BC foi oferecida para ele em troca de uma das pedreiras que ele tinha estas foram leiloadas, para cobrir as dividas com encargos trabalhistas, fornecedores e impostos (ao próprio Estado que o deve).

    Talvez tamanha desgraça financeira ocorreu na minha vida para que eu não ficasse egoísta e pensasse somente em mim. Não sou egoísta penso no próximo diferente do seu texto que da sinais de egoísmo.

  4. Dae jp! boa rapaz! Vou te dar alguns toques enquanto sociólogo.
    “Balneário Camboriú futuramente poderá sofrer com a falta de mão-de-obra [isso se chama, argumentação teleológica, geralmente é usada por pastores, você tem que tomar cuidado com essas afirmações, pessoas de boa fé podem acreditar, apesar delas não terem embasamento científico], e não por falta de empregos, mas sim pela falta de funcionários.”
    Há de se concordar que o mercado de imóveis aqui é muito valorizado e tudo mais, porém, é um problema momentâneo, afirmações futuras, nesse sentido, envolvem muitas variáveis quando não são calcadas em teorias sérias… Deste modo, você está esquecendo que: o salário além de ser motivado pelos motivos econômicos e estruturais da cidade, também possui um componente importantíssimo, que nesse sentido, é quase que determinante: o fator cultural.
    Por exemplo: nada impede de se instaurar uma luta sindical, processos de valorização do mercado interno (vale lembrar que até lei áurea foi um processo para favorecer o mercado interno), etc…
    Outra coisa, os conceitos!
    Desequilibrio social não existe, porque para o social não existe dualismo, nem certo e errado. Existe coesão social, e conflito de interesses.
    ““escravas”, trabalhando apenas para moradia e alimentação.” Todos que não possuem propriedade privada e um meio de produção, são escravos, vitimados pela mais-valia.
    Por exemplo, nosso amigo Pedro, que até pouco tempo era um escravo expropriado de tudo que produzia, e o “lucro” do seu trabalho sugado pelo patrão. Porém, agora que possui um meio de produção que é esse webjornal, ele já possui um viés para se libertar dos grilhões da exploração do mercado.
    Abraço e boa semana!

  5. E hoje sera que e possivel pessoas tentarem a vida em BC.Alguma coisa mudou, preciso saber pois estou querendo morar nessa cidade que e tao bem falada pelo Brasil a fora.

Comments are closed.

Click CamboriúBlogsOlho CríticoBalneário Camboriú, uma cidade que poderá sofrer com a falta de mão-de-obra
PUBLICIDADE

Últimas notícias