• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bairros do Sul/Centro: trajeto perigoso para ciclistas e pedestres

Imagem2580
Acesso ao bairro da Barra e demais bairros ao sul

Um grave problema que persiste por décadas, ou melhor, desde a fundação do Município de Balneário Camboriú. Pedestres e ciclistas arriscam suas vidas constantemente no trajeto que liga a região central aos bairros ao sul do município (como é conhecida a parte que fica após o Rio Camboriú). O trajeto não possui ciclovia e muito menos espaço reservado para pedestres, o que os obriga à dividirem espaço com veículos automotores na pista de rolamento e no acostamento da via.

No local, BR 101 Km 134 ao 136, muitos atropelamentos já ocorreram inclusive com óbitos. Os pontos mais críticos são a saída da Barra, onde veículos transitam por um longo trajeto no acostamento até conseguirem entrar na pista, e na entrada para Balneário Camboriú, Rua 3300 (foto). Autoridades competentes estão fechando os olhos para tal fato. Dentre as autoridades podemos destacar o Governo Federal, Polícia Rodoviária Federal (que poderiam enviar relatórios solicitando providências, já que esta dentro de suas atribuições realizar o patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservar a ordem, a incolumidade das pessoas, do patrimônio da União e o de terceiros;  realizar perícias, levantamento de locais, boletins de ocorrências, investigações, testes de dosagem alcoólicas e outros procedimentos estabelecidos em leis e regulamentos, imprescindíveis à elucidação dos acidentes de trânsito), o Governo Municipal e a Empresa Auto Pista Litoral.

Além da BR 101 existem outros dois acessos que ligam esta localidade. A balsa que funciona das 6h à meia noite na Barra Sul, ou por Camboriú, pela Estrada Geral do Barranco, que por sinal aumentaria e muito o percurso, o tornando inviável. Na Barra Sul deveria existir uma ponte, mas graças a Leonel Pavan na época como vereador a construção foi paralisada.
Fonte dos dados da PRF: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ1BFF9F1BITEMID8838FBDB8D564D0E950B1095322F949DPTBRNN.htm
Significado de incolumidade:
incolumidade (in-co-lu-mi-da-de) sf (lat incolumitate) 1 Estado ou qualidade de incólume. 2 Isenção de perigo. 3 Segurança.
Imagem2577
Observe o risco de queda do ciclista

1 COMENTÁRIO

  1. Esta 1a. entrada de BC, ou saída da BR,direção sul/norte realmente preocupa, não só pelos ciclistas. Meu trajeto tds as manhãs passa por este local e eu nem sei como não acontecem mais acidentes ali, pois é na base do salve-se quem puder!Na hora do rush,e em dias em que antecedem feriados ainda é pior, não existe uma preferencial, pq preferência teria o da direita, mas neste caso vale para os carros que entram em alta velocidade, competindo com bicicletas, motos, Bis e pedestres. Quem está na marginal é obrigado a ficar disputando a vez de passar e pra neste momento levar um pedestre ou um ciclista junto não é muito difícil. Quem sabe a gente entra com um processo por exposição e risco de vida propria ou de outrem contra os governantes eles não deem um jeito?Dos impostos não esquecem de recolher…

Comments are closed.

Click CamboriúBlogsOlho CríticoBairros do Sul/Centro: trajeto perigoso para ciclistas e pedestres
PUBLICIDADE

Últimas notícias