Em tempos de redução de alcance por parte dos algoritmos de mídias sociais, o Click Camboriú comemora mais um recorde de audiência no portal que mantém no ar desde janeiro de 2010: foram 1.110.999 páginas exibidas neste mês de abril, com base no relatório do Google Analytics. Apenas em outras duas oportunidades a barreira do 1 milhão foi ultrapassada. A primeira foi em janeiro de 2017, com 1.069.372 exibições de página, e a segunda em junho do mesmo ano, com 1.047.356 exibições.

As recentes mudanças no algoritmo do Facebook, onde o portal de notícias de Balneário Camboriú mantém a maior base de leitores, com 319.000 pessoas, e a queda de cerca de um terço do alcance, torna um desafio – não só para o Click Camboriú, mas para qualquer veículo de comunicação online – crescer, superar os números e quebrar os próprios recordes.

É com dedicação da equipe, testando novas formas de distribuir as publicações, que o maior portal de notícias de Balneário Camboriú tem mantido a liderança com números limpos, sem inflar estatísticas com páginas que se atualizam sozinhas, ou paywall, que contabiliza a exibição de página mesmo quando o usuário esbarra em uma tela de bloqueio para assinantes e não chega a ler a notícia.

O jornalista Pedro Guilherme da Rosa esclarece que, apesar do Click Camboriú ser uma das maiores páginas de notícias de Santa Catarina no Facebook, os links são distribuídos em canais variados. “Nosso portal tem um sistema de inscrição, chamado push, onde o usuário inscrito recebe uma notificação em seu navegador ou celular a cada nova notícia publicada. Hoje são 25.000 inscritos. Nosso Instagram tem crescido bastante também e hoje, com quase 37 mil seguidores, já é um dos maiores do segmento. Além disso temos distribuído as notícias pelo WhatsApp através de grupos e listas de transmissão. É um processo mais artesanal, na verdade, e que está em fase de testes. Mas sem esbarrar em algoritmos que limitam alcance, as mensagens acabam chegando para tantos quantos desejem recebê-las”, explica o diretor do portal.

“Em relação ao Facebook, paramos de pensar em crescer verticalmente, com uma única página que centraliza as publicações, e passamos a crescer horizontalmente, com várias páginas de apoio, como é o caso da Itajaí Vip, com conteúdo especifico para quem deseja receber notícias sobre Itajaí. Também administramos um grupo com 21.400 membros, que é o Balneário Camboriú Urgente“, conta Pedro, revelando a estratégia de segmentação que tem adotado para fidelizar o público.