Na tarde desta terça-feira (18), o 12º Batalhão de Polícia Militar deflagrou a Operação Alta Tensão nas cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. A ação contou com a participação de diversas forças de fiscalização e segurança, incluindo a Polícia Militar, Celesc, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Atividades Urbanas, agentes de combate à dengue, Resgate Social e Cosip.
O objetivo da operação foi vistoriar estabelecimentos comerciais de sucata, intensificando a fiscalização sobre a regularidade dos negócios, identificando possíveis materiais de origem ilícita e verificando infrações sanitárias e urbanísticas. A iniciativa também visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, uma vez que sucatas e ferros-velhos costumam ser locais propícios para o acúmulo de água parada.
Além da análise documental e regulatória, os agentes verificaram a presença de fiação elétrica furtada, equipamentos possivelmente provenientes de crimes e outras irregularidades. A Celesc teve papel fundamental na inspeção de materiais elétricos, principalmente diante do aumento dos furtos de cabos de energia na região.
A Fiscalização de Atividade Urbanas averiguou o funcionamento legal dos estabelecimentos, enquanto a Vigilância Sanitária inspecionou condições de higiene e possíveis riscos à saúde pública. Já o Resgate Social atuou no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade encontradas durante as vistorias.
A Operação Alta Tensão segue em andamento e novas ações devem ser realizadas nas próximas semanas para intensificar o combate a crimes patrimoniais, irregularidades sanitárias e ambientais nas cidades de Balneário Camboriú e Camboriú.