
Mulheres que estão em tratamento contra dependência química no Centro de Recuperação Conviver tiveram uma surpresa inesperada nesta sexta-feira, 2. O grupo recebeu a visita do cão terapeuta Cristal, que arrancou sorrisos e muitos carinhos das pacientes. A ação foi promovida pela Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora das Graças, por meio da equipe da Estratégia Saúde da Família 018, em parceria com a terapeuta Julia Wunderlich.
A enfermeira do município Ana Tereza Canziani Pereira Boschi é a coordenadora do projeto na ONG Conviver, que faz parte da área de abrangência da unidade de saúde e tem recebido visitas da equipe desde fevereiro. De acordo com Ana, o objetivo das ações desenvolvidas é a valorização e o aumento da autoestima das mulheres que estão em tratamento para dependência de álcool ou drogas.
“A visita do cão terapeuta é uma ideia que estamos tentando implantar baseada nos nossos encontros anteriores e na necessidade de afeto e troca de carinho dessas mulheres, porque chegam a ficar nove meses longe dos familiares. O cão entrou nesse processo como um participante de afeto”, conta a enfermeira.
Segundo Ana Tereza, o teste inicial foi um sucesso e Cristal deve participar das próximas atividades com as mulheres da ONG Conviver no mês de julho. “Após o encontro, conversamos com as meninas e elas se sentiram muito felizes com a participação do cachorro. Fizeram fotos com ele, se sentiram motivadas e valorizadas, foi muito bacana”, pontua.
Além da visita do cachorro, a terapeuta, farmacêutica bioquímica e coaching Julia Wunderlich, que é proprietária do cão terapeuta, deu uma palestra para as mulheres do centro de recuperação. Julia abordou temas sobre o condicionamento da felicidade, fez analogias e falou sobre o conhecimento e a busca dos propósitos de cada um.