
Após os mais de 15 dias de trabalhos de limpeza e recolhimento de entulhos do Rio das Ostras, inicia neste sábado (14) a demolição da residência construída de forma irregular nas margens do rio.
A força tarefa, parceria entre Defesa Civil, Controle de Degradação Ambiental e Ocupação Irregular (CUIDA) e secretarias do Meio Ambiente e Obras, visam evitar novas cheias em decorrência das chuvas, como ocorrido no mês de abril.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (12), foram discutidas as diretrizes de trabalho já em andamento e determinadas novas estimativas de finalização. Dividido tanto em etapas quanto trechos, os serviços de limpeza devem ser concluídos dentro de duas semanas.
Segundo o diretor da Defesa Civil, “todo o curso do Rio das Ostras foi dividido em quatro trechos de trabalho, sendo os dois primeiros os mais longos“. A equipe de limpeza é formada por 10 trabalhadores, que, desde o início das atividades, realizam o recolhimento de lixo, entulho, galhos e vegetação que obstruem a passagem da água. Outros 10 homens foram contratados para trabalhar na demolição.
O CUIDA, Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Semam atuam em conjunto para analisar e determinar quais pontos são permitidas as retiradas de vegetação. “A força tarefa está trabalhando em ritmo acelerado para que dentro destes 15 dias as atividades sejam finalizadas“, ressalta Passos.