O descarte de resíduos sólidos da construção civil foi tema de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí, nesta quarta-feira (13). O evento, proposto e presidido pelo vereador Paulinho Amândio (PDT), teve como objetivo discutir alternativas viáveis para melhorar a coleta e o descarte destes materiais.
Estiveram presentes diversos profissionais do setor de transporte de cargas, de reciclagem de materiais, além de representantes da Prefeitura de Itajaí, do Instituto Cidade Sustentável e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC).
Entre as alternativas apontadas na audiência pública, está a implantação de uma parceria entre o Município e empresas privadas, para a criação de usinas que possam realizar a separação e a reciclagem dos materiais recolhidos da construção civil. Esta alternativa é semelhante ao modelo implantado na cidade de Jundiaí, interior do estado de São Paulo, em que os resíduos são reciclados e depois reutilizados na própria cidade.
Além das autoridades presentes na mesa de debates, o público também pode fazer questionamentos e sugerir mudanças que atendam às reivindicações do setor.
Agora, todas estas propostas e apontamentos devem ser reunidos, a fim de que sirvam de base para a criação de projetos que possam solucionar as demandas do setor.