Os vereadores da Câmara de Balneário Camboriú aprovaram na noite de ontem (15) o Projeto de Lei 008/2017, de autoria do vereador Lucas Gotardo, que institui o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social. Foram 11 votos a favor e três contrários.
O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social será um órgão colegiado e consultivo vinculado à Secretaria Municipal de Controle Governamental e Transparência Pública, com a finalidade de sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de controle e incremento da transparência na gestão da administração pública. Além disso, tem o papel de planejar estratégias de combate à corrupção e à impunidade.
Durante a sessão legislativa, o vereador Lucas Gotardo ressaltou a importância de criar instrumentos de transparência.
“Conversei com aproximadamente 10 entidades da sociedade civil que manifestaram o apoio a este conselho e gostariam de participar para fiscalizar as contas públicas, nos ajudar a fazer o controle de todas as contas do município. Este conselho é um ambiente público que aproxima a sociedade do governo”, completa.
Gotardo comprometeu-se a monitorar para que o novo conselho seja implementado da forma mais transparente e responsável possível.