O conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMUM – entregou nesta quarta-feira (21) ao candidato a prefeito de Balneário Camboriú Professor Ozawa, uma carta compromisso. O objetivo do documento é garantir políticas públicas específicas para as mulheres da cidade.
Entre as deliberações consideradas essenciais estão: a criação de uma rede integrada de acolhimento a mulher que sofre violência física ou psicológica e a garantia de no mínimo 30% de mulheres em cargos de chefia do primeiro e segundo escalões da Prefeitura.
Durante a reunião, que contou com sete representantes do Conselho da Mulher e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Subseção Balneário Camboriú, Professor Ozawa assumiu o compromisso de que, se eleito, pretende preencher 50% dos cargos de chefia da Prefeitura com o quadro de mulheres. “Entendemos que passou da hora das mulheres capacitadas ocuparem as mesmas funções dos homens, com condições de trabalho e remunerações iguais. É preciso democratizar os segmentos da administração pública, o que infelizmente não ocorre”, afirmou.
Outras propostas do COMUM são de criar uma Coordenadoria da Mulher, Igualdade racial e Direitos Humanos e produzir um diagnóstico completo da realidade das mulheres do município entre outras questões. “Requeremos recentemente aos órgãos policiais o número de ocorrências envolvendo violência contra mulher e estamos no aguardo da resposta. Os dados nos darão subsídios pra trabalharmos na defesa destas vítimas”, destacou Patrícia Strebe, integrante do COMUM.