• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Modernização do sistema tributário mantém investidores otimistas e impulsiona ações no Ibovespa

O potencial de crescimento no mercado brasileiro continua promissor para traders perspicazes

Em julho de 2023, a Câmara dos Deputados aprovou um histórico projeto de reforma tributária que havia sido proposto pela primeira vez em 2021. De 2026 a 2034, a reforma visa unificar cinco impostos atuais em um imposto sobre valor agregado com taxas federais e regionais separadas. Apesar das expectativas de que o texto retorne à Câmara em outubro, os esforços determinados do Brasil para modernizar seu sistema tributário têm despertado uma onda de otimismo entre os investidores. Isso resultou em uma notável alta no Ibovespa e em perspectivas de investimento promissoras.

Com melhorias na estabilidade política, expectativas de cortes na taxa de juros e dados encorajadores de inflação, os gestores de fundos acreditam que o Ibovespa poderá atingir mais de 120.000 pontos. Isso pode atrair investidores locais e internacionais para aproveitarem as oportunidades de crescimento. Vamos analisar mais de perto o sentimento positivo no mercado e suas implicações abaixo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Modernização do sistema tributário no Brasil

O Brasil tem enfrentado um sistema tributário complexo e oneroso. Entre complexidades administrativas, obstáculos de conformidade e informalidade na economia, a carga tributária do país tem se mantido consistentemente entre as mais altas do mundo. De acordo com o CEIC, esse índice atingiu um recorde de 18,3% em março de 2022, o que tem desestimulado tanto investidores locais quanto estrangeiros a aproveitarem plenamente o potencial econômico do país. Além disso, a fragmentação de múltiplas camadas de impostos gera confusão e aumenta os custos de conformidade para empresas que operam em diversas jurisdições.

No entanto, recentes avanços têm caminhado rumo a um regime tributário mais favorável aos investidores, impulsionando um sentimento positivo no mercado. Os esforços contínuos para reformar o sistema tributário visam simplificar processos, reduzir burocracia e aumentar a transparência. Ao abordar questões de longa data que têm prejudicado os investimentos, o governo espera atrair mais capital e estimular o crescimento econômico.

Otimismo dos investidores e desenvolvimentos positivos

O otimismo entre os investidores é palpável, com o Ibovespa experimentando uma significativa alta após a aprovação do projeto de lei. De acordo com um estudo do Bank of America em junho de 2023, a maioria dos gestores de fundos acredita que o Ibovespa poderá ultrapassar os 120.000 pontos até o final do ano. Essa nova confiança é impulsionada por melhorias na percepção dos riscos políticos e fiscais, aliada às expectativas de cortes na taxa de juros pelo Banco Central em um futuro próximo.

Além disso, a rápida aprovação do arcabouço fiscal e o avanço de projetos no Senado têm gerado ainda mais confiança na economia. Isso é corroborado pelo fato de que, no mesmo período do ano passado, apenas 27% dos entrevistados acreditavam que o Ibovespa poderia ultrapassar o patamar de 120.000 pontos. O aumento do otimismo é evidente na alta do mercado, com o Ibovespa subindo mais de 21% desde o seu ponto mais baixo no ano em março e encerrando o primeiro semestre com um aumento de 8,5%.

O cenário político mais estável tem contribuído significativamente para o otimismo dos investidores. Eles se sentem mais seguros em seus processos de tomada de decisão com um governo estável e uma redução da incerteza fiscal. Além disso, os dados positivos de inflação e o potencial início do ciclo de corte de juros têm acrescentado ao sentimento positivo. Com a inflação sob controle e a indicação do Banco Central de possíveis medidas de estímulo monetário, os investidores têm esperança de que uma política monetária acomodatícia possa estimular a atividade econômica.

O governador Jorginho Mello também está otimista. Em julho de 2023, o setor de turismo de Santa Catarina registrou um aumento de 17% na atividade econômica na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, levando muitos a especularem que o turismo geraria empregos, renda, novos negócios e impulsionaria o desenvolvimento local. Dados de 2021 corroboram isso: a Junta Comercial (Jucesc) indica que a abertura de novas empresas aumentou em 14,92% em Santa Catarina. Esse resultado evidencia o dinamismo da economia local e o resultado dos esforços do governo, aumentando ainda mais a confiança dos investidores, já que o saldo de novas empresas no estado subiu para 152.159.

As perspectivas positivas da economia já se refletem em oportunidades de crescimento para outros setores. Por exemplo, empresas como Arezzo e Localiza têm sido destacadas como potenciais beneficiárias do cenário de inflação mais baixa e de juros menores. A Arezzo, conhecida por sua resiliência, recebeu elogios de analistas do BTG Pactual. A Localiza, por sua vez, pode se beneficiar da temporada de férias escolares em julho, com viagens em família impulsionando o aluguel de veículos e contribuindo para maiores receitas para as empresas de aluguel.

Aproveitando as oportunidades de crescimento

À medida que os investidores brasileiros buscam capitalizar esses desenvolvimentos positivos, há um crescente interesse em ações locais e internacionais. A trajetória ascendente do Ibovespa oferece amplas oportunidades para os investidores diversificarem suas carteiras e maximizarem os retornos.

De acordo com a pesquisa de 2023 da Bloomberg Línea, três empresas do setor financeiro se destacam como as ações mais recomendadas para julho: B3, Itaú Unibanco e Banco do Brasil. Essas empresas estão preparadas para se beneficiar do sentimento positivo do mercado e do previsto corte nas taxas de juros, o que pode impulsionar o crédito e a atividade econômica.

Além disso, apesar da recente queda nos preços do minério de ferro, a Vale permanece como a ação preferida para investimento em julho, com dez recomendações. A resiliência e o potencial de crescimento da empresa continuam a atrair investidores, mesmo com a cautela em relação às perspectivas futuras de crescimento da China.

Para aproveitar ao máximo esse momento, os investidores brasileiros estão explorando plataformas de corretagem confiáveis que ofereçam acesso a uma ampla gama de ferramentas de negociação e mercados globais. Na plataforma de investimento Exness, os traders podem otimizar seus investimentos com ferramentas avançadas de análise de gráficos e dados de mercado em tempo real. A diversidade de instrumentos financeiros – incluindo ações, índices, moedas e commodities – também permite aproveitar oportunidades nos mercados internacionais, como a China, e capitalizar tendências econômicas semelhantes.

Assim, a análise da Valor prevê que as corretoras surgirão como líderes claras no mercado. Os bancos tradicionais costumavam dominar o mercado, representando 52% dos investimentos no Brasil em 2020. O grande banco Nubank até optou por participar do programa federal de renegociação de dívidas, o Desenrola, para limpar o nome de 2,5 milhões de pessoas com dívidas de até R$100 e incentivar mais brasileiros a negociar dentro do setor bancário tradicional. No entanto, as experiências de negociação dos investidores em corretoras estão prestes a fazer com que a participação dos bancos tradicionais caia para 33,5% até 2025. Enquanto isso, a Valor prevê que as plataformas de investimento terão 55,8% das transferências de ações.

O potencial de crescimento no mercado brasileiro continua promissor para traders perspicazes. À medida que o sistema tributário do Brasil se transforma e a economia presencia desenvolvimentos encorajadores, o otimismo dos investidores e o interesse no mercado de ações estão em alta. Mantenha-se atualizado com as últimas notícias de Balneário Camboriú e região para aproveitar as perspectivas positivas do mercado brasileiro, à medida que o país se torna um destino atraente para investimentos.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosModernização do sistema tributário mantém investidores otimistas e impulsiona ações no Ibovespa
PUBLICIDADE

Últimas notícias