• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Aniversário de Balneário Camboriú terá programação extensa nesta quinta-feira, 20

A programação de Aniversário de Balneário Camboriú começa na quinta-feira, 20, e segue até dia 30 de julho, com diversas atrações

BC fisheye
Divulgação

Balneário Camboriú comemora nesta quinta-feira (20), 53 anos. Corte de Bolo, Rua do Lazer, Virada Cultural, Esportiva e Gastronômica, Palco Cultural e Casamento Coletivo estão na programação deste dia especial, que começará bem cedo com uma homenagem aos moradores da cidade. Às 8h, uma surpresa está sendo preparada para dar bom dia à população, na Praia Central, em frente à Ilha das Cabras. Também será feita uma super selfie, por isso todos os moradores e turistas estão convidados a participar.

Em seguida, às 9h, será hora de cantar os parabéns à cidade. Um bolo com 53 metros de comprimento será oferecido à população. O corte acontece na Rua 3100, esquina com a 3ª Avenida, no Centro. No local terá também “Rua do Lazer” com cama elástica, piscina de bolinhas e outros brinquedos do SESC.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A partir das 14h, na Praça Almirante Tamandaré, haverá música e dança no Palco Cultural. A Banda Escolar do Centro Educacional Municipal Vereador Santa abre os festejos. Até às 19h haverá show infantil, forró gospel, sertanejo, soul music e MPB. Também estão previstas apresentações de danças tradicionalistas com os grupos Charrua e Tertúlia do Litoral.

Também no dia de aniversário da cidade começa a Virada BC, que terá 53 horas de atividades esportivas, culturais e gastronômicas espalhadas pela Praça Higino Pio, Praia Central e Barra Sul. A programação começa às 7h30 na Praça Higino Pio com um Aulão de Yoga. Das 9h às 10h terá Pilates e abertura das exposições de poesia e fotografia. A partir das 14h30 terá apresentações de Coral, Ginástica Rítmica, Quadrilha Maluca, Balé, Jazz, Dança Espanhola, Capoeira, Danças Urbanas, Zumba e às 20h show com a Banda Locomotiva Lunar. A programação segue até domingo (23).

Ainda na programação do dia de aniversário, 53 casais dirão o “sim” no Casamento Coletivo. A cerimônia ocorre às 16h, no Clube Ariribá. Desde o início da manhã as mulheres participarão do “Dia da Noiva” com direito a massagem, cabelo e maquiagem. Os casais receberão vestimenta completa, poderão levar 20 convidados para a cerimônia e ganharão bolo e duas espumantes. Também participaram de sorteios de brindes doados por comerciantes do Município e diárias de hotéis.

A programação de Aniversário de Balneário Camboriú segue até dia 30 de julho, com diversas atrações. Veja a programação completa no site da Prefeitura.

História de Balneário Camboriú tem mais de 53 anos

A história de Balneário Camboriú é mais antiga do que a maioria das pessoas imagina, uma vez que possui cerca de quatro mil anos. A maior parte deles ainda é um mistério para os historiadores, arqueólogos, antropólogos e pesquisados.

Os primeiros habitantes da região foram povos coletores. Cerca de 1000 anos depois, a cidade foi habitada pelos índios carijós. Estes, por sua vez, foram escravizados a partir do século XVI pelos colonos vindos de São Vicente (SP). A ocupação definitiva da região começou com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa e o povoamento de origem europeia da região teve início em 1758, quando luso açorianos e algumas famílias procedentes de Porto Belo se estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde chamado de Barra.

Em 1836, chegou ao local Thomaz Francisco Garcia, com sua família e alguns escravos. Vem daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo ficou conhecido. Em 1848 passou a ser distrito da cidade de Itajaí, chamado de Bairro da Barra, com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em 1884 foi desmembrado de Itajaí, originando a cidade de Camboriú. Atraídas pela fertilidade do solo e pelo clima, vieram famílias de origem alemã, procedentes do vale do Itajaí.

Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se a fase de ocupação da área preferida pelos banhistas e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confluência das atuais avenidas Central e Atlântica.

A criação do município de Balneário Camboriú ocorreu apenas em 1964, quando o distrito de Praia de Camboriú se emancipou de Camboriú, mas manteve o mesmo nome antecedido pelo adjetivo “Balneário”. O topônimo inicial do município, “Balneário de Camboriú”, foi alterado em 1979 para “Balneário Camboriú”.

A população atual é uma mistura de descendentes de alemães, poloneses, portugueses e italianos.

Click CamboriúNotíciasAniversário de Balneário Camboriú terá programação extensa nesta quinta-feira, 20
PUBLICIDADE

Últimas notícias