Click Camboriú Vida e Estilo Pets & cia Itapema deverá ter um novo abrigo para animais no prazo de um...

Itapema deverá ter um novo abrigo para animais no prazo de um ano

Local atualmente utilizado para receber cães e gatos apreendidos ou abandonados não possui infraestrutura adequada

Imagem ilustrativa
abrigo para animais
Imagem ilustrativa

O Município de Itapema se comprometeu a construir, no prazo de um ano, um novo abrigo para cães e gatos apreendidos ou abandonados, com capacidade e estrutura suficiente para alojamento, alimentação e tratamento veterinário dos animais. O compromisso foi assumido pela Administração Municipal ao firmar termo de ajustamento de conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Conforme apurou a Promotora de Justiça Carla Mara Pinheiro em inquérito civil, a estrutura atualmente utilizada para o abrigo dos animais é inadequada, principalmente na questão de tratamento veterinários e realização de cirurgias, em sua maioria de castração. Ressalta a Promotora de Justiça que o controle da superlotação de animais é instrumento fundamental de saúde pública para minimizar a incidência de zoonoses.

Até a entrega do novo espaço, as cirurgias serão viabilizadas por meio de compensações previstas em termos de ajustamentos de conduta propostos a infratores pelo órgão ambiental municipal – a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI). Outro problema do local atual, a falta de cobertura nos canis externos, deverá ser sanada em 60 dias.

Em caso de descumprimento do acordo, o Município fica sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 500,00, a ser revertida ao Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados de Santa Catarina (FRBL).

Sair da versão mobile