Click Camboriú Vida e Estilo Pets & cia Cachorro dos Bombeiros contribuirá no tratamento de pacientes do Hospital Marieta

Cachorro dos Bombeiros contribuirá no tratamento de pacientes do Hospital Marieta

Presença dele faz parte do projeto que utiliza animais como co-terapeutas

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Os pacientes do Hospital Marieta terão uma companhia especial pelo menos uma vez por semana a partir da próxima segunda-feira (10/10). É o labrador Ice, cão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que atuará no projeto Cinoterapia. O animal é treinado e contribuirá numa nova abordagem terapêutica cujo diferencial é utilizar os animais como co-terapeutas em busca de melhora no estado de saúde dos pacientes.

A sugestão da utilização do cachorro partiu do Grupo de Humanização e da direção do Hospital Marieta. Será feito um trabalho inicial para criar o hábito da presença de Ice pelos corredores, após iniciativa do Sargento Amorim, principal idealista deste treinamento. Por isso, nas primeiras semanas, os pacientes que puderem caminhar serão convidados para conhecer o ilustre convidado na Sala da Pastoral. Após este período, ele passará pelos quartos, contribuindo na recuperação dos pacientes.

Foi realizado todo um protocolo para a entrada do labrador dentro do Hospital Marieta, exigido pela Comissão Central de Infecção Hospitalar (CCIH). Além das vacinas em dia, foi necessário um atestado veterinário comprovando o quadro de saúde do cão-bombeiro.

Ice é um cão famoso pelos seus feitos. Treinado pelo Corpo de Bombeiros, auxiliou nas buscas após o rompimento das barragens de Mariana (MG) e contribuiu com a Polícia Civil para encontrar vítimas de homicídio. Ele também foi treinado para atuar como salva-vidas nas praias. Com oito prêmios internacionais, ele faz parte da quarta geração de cães de resgate de Santa Catarina.

Sair da versão mobile