• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Aromas e uvas ganham destaque na palestra sobre vinhos que integra programação paralela do Saboroso

A palestra fez parte da programação da sétima edição do Balneário Saboroso

(Renata Rutes)
(Renata Rutes)

O universo dos aromas, das uvas e dos rótulos dos vinhos ganharam novos horizontes para o público que participou da palestra ministrada pelo sommelier da Enoteca Decanter, Tony Radeke, durante evento que aconteceu na noite da última terça-feira, 19. A palestra sobre vinhos fez parte da programação da sétima edição do Balneário Saboroso, o maior festival gastronômico de Santa Catarina, que acontece até 31 de julho em Balneário Camboriú.

Tony começou a sua fala destacando o quanto é apaixonado pelo mundo dos vinhos e explicou ao público sobre os diferentes tipos de aromas, que podem: vir da própria uva, serem formados durante a fermentação e durante o estágio em barrica (onde podem surgir aromas como chocolate, canela, madeira de carvalho, cravo e até fumaça) e também durante a evolução do vinho, quando ele já está engarrafado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O especialista também incentivou o público a apurar os seus sentidos, defendendo que para sentir o sabor do vinho é preciso interagir com o olfato. Por isso é feito o ritual “olhos-nariz-boca”. “A melhor forma de degustar é degustar. Precisamos experimentar, saborear os vinhos com calma e em goles pequenos. Vinho não é água para ser tomado a goles longos”, disse. Ao longo da palestra Tony também falou sobre as diferentes uvas utilizadas nos vinhos, ressaltando que as uvas usadas para se fazer a bebida são muito diferentes das uvas de mesa, para comer.

O casal de aposentados José e Maria Minuzzi reside há apenas três meses em Balneário Camboriú. Para conhecer melhor a cidade eles estão participando ativamente do Saboroso, inclusive da palestra de Vinhos. “Estamos adorando o evento e aproveitando para conhecer os restaurantes da cidade e estão todos muito bons. Também vamos na palestra do Casal Rueda, na próxima semana”, conta José.

Os vinhos degustados durante a noite foram o Pinot Grigio Valdidge 2014 Albino Armani, da Itália, o Kaykun Pinot Noir 2010 Terranoble, do Chile, o Torus Madiran 2010 Acun Brumont, da França, e o Morena Viña Alicia San Albero 2008, da Argentina. O presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade que realiza o Balneário Saboroso, João Francisco Galvão Barão, aproveitou a ocasião para agradecer a parceria e apoio de Tony e ao fim do evento presenteou o sommelier com a taça desta edição do festival, que é dada para quem for a quatro dos 38 restaurantes participantes do Saboroso.

Click CamboriúVida e EstiloGastronomiaAromas e uvas ganham destaque na palestra sobre vinhos que integra programação...
PUBLICIDADE

Últimas notícias