• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Secretaria de Turismo de BC espera mais de 1,5 milhão de pessoas na alta temporada

O setor hoteleiro já registra 90% de ocupação

Balneário Camboriú é o destino certo daqueles que querem se divertir. A cidade, localizada no norte de Santa Catarina, recebe todos os anos milhares de pessoas das mais variadas partes do mundo. O município, que recentemente realizou uma grande obra de revitalização da Praia Central, alargando a extensão da faixa de areia de 25m para aproximadamente 70m, deve atrair ainda mais visitantes para essa grande temporada 2021/2022. 

Desde o início das obras da nova Praia Central, BC vem recebendo importante destaque nacional e internacional, atraindo novos turistas e surpreendendo aqueles que já têm a Capital Catarinense do Turismo como destino frequente. Para Cecilia Vega, que há 10 anos vem do Chile com os filhos para passar o verão em Balneário Camboriú, a Praia Central impressionou. “Já viemos para cá há muito tempo, é quase uma segunda casa, mas agora, com o alargamento da faixa de areia, ficamos encantados. É praticamente outra praia”, diz.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O município foi o primeiro do Brasil a receber o selo “Lixo Fora D’Água”. A certificação foi concedida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), representante nacional da International Solid Waste Association (ISWA). A cidade recebeu também outros dois certificados importantes relacionados ao turismo neste ano. O “Safe Travels”, que significa “Viagem Segura”, é um selo promovido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) e busca nortear turistas sobre destinos que promovem o turismo com responsabilidade, seguindo protocolos de higiene e de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Lugares como Cancún, no México, e Barcelona, na Espanha, também recebem o título. Além disso, Balneário Camboriú recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o selo internacional Bandeira Azul nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. A bandeira, que sinaliza para as pessoas que as praias têm qualidade de água e são seguras, é concedida às praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios que envolvem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.

Infraestrutura para o fim de ano

Para este fim de ano, a Prefeitura montou um forte esquema operacional, integrando diversas secretarias e órgãos do município. Para o prefeito Fabrício Oliveira, isso resultará em uma temporada mais organizada e segura para todos. “Estamos intensificando nossas ações há alguns meses e para este fim de ano, com o aumento dos efetivos de segurança e fiscalização, conseguiremos dar um gás nisso. Abriremos nos próximos dias o Centro de Controle Operacional, uma novidade que integrará a Inclusão Social, Meio Ambiente, Planejamento, Saúde, Segurança e Turismo, dando um respaldo rápido e efetivo às ocorrências que vierem a acontecer. A saúde fará atendimento pré-hospitalar, atendendo aqueles que tenham alguma emergência, precisando de uma intervenção imediata”, explica. 

Os casos de Covid-19 seguem sendo monitorados. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o município registrou uma diminuição de 95% nos casos ativos. Para a secretária de Saúde, Leila Crocomo, a adesão à vacinação na cidade e no país, dão a garantia de um fim de ano mais seguro. “Os números da vacinação em Balneário são bastante positivos. É importante que sejam tomadas, além da primeira dose, a segunda dose e a de reforço, além de trabalharmos no incentivo daqueles que, por algum motivo, não tenham se vacinado”, afirma a secretária. 

Geninho Goes, secretário Municipal de Turismo, vê a temporada com bons olhos. “O ano passado foi extremamente delicado para todos do setor turístico. Ainda não havia a vacina, que é hoje a nossa esperança de dias melhores. Hoje, com a praia alargada e números positivos de vacinação, Balneário Camboriú desponta à frente das demais cidades, nos presenteando com um show de fogos de 15 minutos, chancelando a virada para um ciclo novo, em que a esperança se fará presente”, diz.

Para o réveillon, a expectativa do BC Convention & Visitors Bureau é de que a ocupação hoteleira chegue a 97%, podendo alcançar a marca de até 100%. Ao todo, oito balsas serão posicionadas ao longo da orla da Praia Central, exibindo um show pirotécnico de 15 minutos com diferentes tipos de cores e efeitos especiais. Além disso, está programada para acontecer uma contagem regressiva para a virada de ano exibida na FG Big Wheel, a maior roda gigante estaiada da América Latina, localizada ao norte da Praia Central.

Click CamboriúTurismoSecretaria de Turismo de BC espera mais de 1,5 milhão de pessoas...
PUBLICIDADE

Últimas notícias