Click Camboriú Turismo Municípios da região devem investir de forma integrada no turismo, recomenda secretário

Municípios da região devem investir de forma integrada no turismo, recomenda secretário

Pavan destacou que Santa Catarina é modelo em turismo regionalizado com 12 regiões bem definidas e 185 cidades figurando no mapa turístico do Brasil

Divulgação
8ª Reunião de Regiões Metropolitanas da Federação das Cãmaras de Dirigentes Lojistas de SC – FCDL
Divulgação

Ao participar da 8ª Reunião de Regiões Metropolitanas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC – FCDL, nesta terça-feira (11), em Itajaí, envolvendo as regiões metropolitanas do Vale e da Foz do Rio Itajai, o secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, Leonel Pavan falou sobre planejamento turístico e as perspectivas regionais para o setor. Ele defendeu uma participação mais efetiva dos municípios no aproveitamento de seus potenciais e produtos turísticos, promovendo a divulgação integrada das atrações regionais e reforçando a infraestrutura enquanto a secretaria estadual contribui ações macroregionais e capacitação de técnicos e dirigentes.

Para o secretário, apesar de a crise econômica ter prejudicado as expectativas para o turismo da chamada alta temporada de verão, os resultados das recentes pesquisas de avaliação mostraram que o “os turismo e os  turistas se redistribuíram pelas diversas regiões do estado comprovando a diversidade de nossas atrações e fornecendo elementos para novas estratégias em parceria do poder público com o trade turístico.” Pavan destacou que  Santa Catarina é modelo em turismo regionalizado com 12 regiões bem definidas e 185 cidades figurando no mapa turístico do Brasil.

“Nosso potencial é rico e diversificado, mas pode ser ainda melhor aproveitado pelos municípios que podem e devem capitanear  o processo de fortalecimento e atração de novos turistas desde que trabalhem de forma integrada” defendeu. O secretário  acrescentou que o governo estadual vem fazendo a sua parte e esta investindo , dentro de suas limitações orçamentárias, em melhoria da infraestrutura e capacitação profissional de técnicos, dirigentes e operadores   em todas as regiões turísticas, incluindo eventos e encontros períodicos, além do reforço a recepção dos turistas  nos Centros de Atendimento aos Turistas (Cats) nas fronteiras e divisas do estado, bem como em totens informativos que serão lançados em breve.

CAMPANHA PELO TURISMO DO SUL –  Leonel Pavan também aproveitou o encontro para reafirmar sua proposta de divulgação de uma ação promocional de turismo nacional e específica para a região Sul do país, intitulada “O Sul é Meu Destino”, que visa trabalhos conjuntos neste sentido entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.  A campanha será objeto de reivindicação  em conjunta com o Conselho Estadual de Cultura junto à Embratur e Ministério do Turismo ainda neste mês de abril, com a justificativa de que Santa Catarina e a região Sul têm levado desvantagem promocional em relação ao Nordeste nas campanhas promocionais do governo federal dentro e fora do país.

A reunião da FCDL/SC na região fez parte de um novo modelo de trabalho implantando para 2017 para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. Trata-se das Reuniões de Regiões Metropolitanas, que reúne dirigentes das CDLs, da Federação e representantes do poder público, lideranças políticas e empresariais para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia. No caso das regiões metropolitanas do Vale e da Foz do Rio Itajaí, estão reunidos 25 municípios totalizando uma população de aproximadamente 643 mil habitantes.  Estiveram em pauta ainda na reunião desta terça-feira, no Hotel Estação 101, na localidade de Espinheiros, os impactos e os custos da duplicação da BR-470 e a questão portuária, feiras itinerantes, entre outros assuntos relacionados a infraestrutura e setor econômico regional.

Sair da versão mobile