Click Camboriú Turismo Prova com 20 horas de duração encerra Temporada de Aventura

Prova com 20 horas de duração encerra Temporada de Aventura

Rafael Saldanha / Divulgação
Rafael Saldanha / Divulgação
Rafael Saldanha / Divulgação

Uma mega prova envolvendo trekking, canoagem, mountain bike, orientação e técnicas verticais reuniu 45 equipes o final de semana na região. Os quartetos e duplas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Uruguai participaram da 5ª Expedição Xokleng, evento que encerrou a Temporada de Aventura. Durante alguns meses, uma programação mensal apresentou os Roteiros de Ecoturismo e Turismo de Aventura nas 10 cidades que integram o Consórcio Intermunicipal Costa Verde & Mar (Citmar).

Na última etapa do cronograma, os competidores iniciaram a disputa com um trekking de 30 minutos saindo de Bombinhas em direção ao canto do Araçá, em Porto Belo.
No local, 30 canoas canadenses aguardavam os participantes que saíram em direção à Praia do Caixa D’Aço e Ilha de Porto Belo. De lá, novo trekking em direção a Itapema. “A canoagem continuaria, mas por uma questão de segurança, a prova foi alterada para a caminhada”, comenta Paula Cadallóra, organizador do encontro.

De lá, os atletas fora em direção a Camboriú, onde começava uma das travessias mais desafiadoras da Expedição: vencer os 678 metros de altura do Pico Pedra. Pouco a pouco os participantes foram sumindo na mata fechada e, ao cair da noite, apenas as luzes de suas lanternas de cabeça podiam ser vistas.

Por volta das 22h, os primeiros participantes já começavam um longo trajeto de bike por estradas rurais. Após muitas descidas e subidas pela madrugada as primeiras equipes chegaram em Perequê, Porto Belo, onde deixaram as bicicletas e começaram um novo trekking em direção a costeira de Zimbros. Já amanhecia o domingo em Zimbros, quando as 30 canoas aguardavam as equipes para mais uma travessia, agora em direção à praia do Canto Grande. Ali próximo, um rapel de 30 metros em rocha no Eco 360 aguardava as equipes com uma visão única de Bombinhas.

A grande vencedora na categoria dupla expedição foi a equipe Nossa Vida, que cruzou a linha de chegada às 9h20min, seguida do quarteto gaúcho Kaapora após mais de 20 horas de prova.

Sair da versão mobile