• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Semana do Turismo no Uruguai movimenta Balneário Camboriú

Na próxima semana, em dias que antecedem a comemoração da Paixão de Cristo e da Páscoa, Balneário Camboriú deverá estar aquecida pelo turismo uruguaio. Isso porque o país vizinho tem nesse período a Semana do Turismo desde 1962, comemorado pelo Governo Uruguaio com feriado, para aquecer o setor naquele país.

Mas como nem todos preferem fazer turismo interno, quem sai ganhando são os países vizinhos, principalmente o Brasil, como explica o uruguaio Miguel Angelo Fajardo, que reside em Balneário Camboriú e nessa época, presencia o grande número de conterrâneos que vem para a cidade. “A realidade do turismo no Uruguai é o de exportação. O movimento maior é o de saída do país e a grande preferência é por Santa Catarina”, analisa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Apenas uma operadora de turismo local está trazendo para a região 46 ônibus com uruguaios. Mas também estarão chegando centenas de visitantes de várias localidades do Uruguai, por meio de carro próprio ou de amigos. Essa foi a situação do casal Álvaro Rodriguez e Margot Gadea. Vindos de Punta del Este, no litoral sul do Uruguai, Álvaro e Margot aproveitaram a Semana do Turismo e vieram a cidade nesta semana. A antecedência se justifica pois ele é aposentado e ela dona de casa. “Quem trabalha, tem que deixar para vir a partir desta sexta-feira (11)”, aponta.

O feriado no Uruguai acontece a semana toda, inclusive para os escolares. Conforme explica Álvaro, o comércio funciona parcialmente, pois grande parte dos uruguaios saem de suas cidades e viajam para destinos como Buenos Aires, Porto Alegre, Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú. “Nós já estamos acostumados. Sempre viemos para Balneário Camboriú com nosso carro e alugamos apartamento. Nessa viagem, passamos por várias praias, mas nunca mudamos nosso destino. Sempre viemos para Balneário pois aqui o clima é ótimo, as águas ainda quentes e passeamos em vários locais como Cristo Luz, pelas praias e pelas cidades da região. Quando se vem de carro, se aproveita mais”, garante. Um dos passeios sugeridos para a Semana Santa é o de conhecer a igreja centenária de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Barra, primeiro templo da cidade.

O secretário de Turismo, Ademar Schneider, destaca a presença dos uruguaios na próxima semana, entre os dias 13 e 20 de abril. “São turistas que vem com objetivo de descansar, conhecer e aproveitar. Muitos preferem deixar o planejamento de visita para quando chegam aqui e assim, toda a região acaba aproveitando economicamente a presença dos uruguaios na Semana Santa”, destaca Schneider. Ele lembra ainda que pela variedade de opções apresentadas em Balneário Camboriú, o município acaba se tornando o destino principal dos visitantes.

Click CamboriúTurismoSemana do Turismo no Uruguai movimenta Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias