• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Piriquito reclama do resultado do Prêmio Competitividade do Turismo Nacional

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), Ademar Schneider, estão em Brasília cumprindo diversas agendas. Na noite de segunda-feira (2) participaram da cerimônia do Prêmio Competitividade do Turismo Nacional. Na terça-feira (3), visitaram o Ministro do Turismo (MTur), Gastão Vieira, e o diretor de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz. O prefeito sugeriu alterações na premiação, que foram aceitas. Lummertz aproveitou para registrar que os números de Balneário Camboriú no índice nacional de competitividade foram “espetaculares”.

Esta foi a 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional. O índice mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país, de acordo com o MTur. O objetivo da avaliação é elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país, dado monitorado pela pasta desde 2008.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Cada uma das cidades contempladas foi premiada pelo bom desempenho em pelo menos um dos 13 segmentos avaliados: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais. “O índice nos permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Serve para orientar a gestão pública tanto em nível local, como federal”, disse o ministro.

O diretor de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz considerou “espetaculares” os índices de competitividade de Balneário Camboriú, estampados no Balanço Geral elaborado pelo Ministério do Turismo, Sebrae e FGV. “Tanto é assim que consideramos absolutamente justa a reclamação do prefeito Edison Piriquito sobre o resultado da 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional que não relaciona os municípios brasileiros apontados como top de linha. Vamos mudar”, reconheceu.

A sugestão do prefeito Edson Piriquito foi de criar uma nova categoria de premiação, que irá medir, em termos absolutos, o desenvolvimento da cidades que estão no topo evolutivo, como Balneário Camboriú, Gramado e Foz do Iguaçu. Para o prefeito, “a divulgação do resultado dá, a grosso modo, a impressão que nós não evoluímos, quando nossos índices são reconhecidos como um dos melhores do país”, ressalta.

A partir de 2014, será implantado um novo modelo, destinado a premiar a evolução não só do município em relação a si mesmo, mas também ao criar uma nova categoria a contemplar os municípios que estão, em termos absolutos, mais avançados neste desenvolvimento, como Balneário Camboriú.
Avaliação de Balneário Camboriú

Segundo dados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, que avaliou os destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, Balneário Camboriú, neste ano de 2013, superou a média nacional em 12 das 13 dimensões analisadas. Os índices são favoráveis na seguinte comparação: Indice Geral (58,8 x 67,7); Infraestrutura Geral (68,6 x 74,4); Acesso (62,6 x 73,4); Serviços e Equipamentos Turísticos (56,8 x 72,6); Marketing e Promoção do Destino (46,8 x 62,6); Políticas Públicas (57,6 x 64,3); Cooperação Regional (44,6 x 60,6); Monitoramento (37,4 x 67,3); Capacidade Empresarial (61,2 x 64,9); Aspectos Sociais (59,4 x 75,4); Aspectos Ambientais (67,7 x 75,7) e Aspectos Culturais (58,2 x 58,9). “Economia local” (56,5 x 63,6) e “Atrativos turísticos” (63,2 x 62,6) são as únicas dimensões de Balneário Camboriú situadas abaixo da média nacional.

Click CamboriúTurismoPiriquito reclama do resultado do Prêmio Competitividade do Turismo Nacional
PUBLICIDADE

Últimas notícias