• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Sectur alerta para rigidez na organização dos ônibus de turismo

O trânsito de ônibus de turismo nas ruas de Balneário Camboriú vem aumentando, a medida em que se aproxima a temporada de verão da cidade. Para minimizar as consequências da grande quantidade de veículos desse porte nas vias, e principalmente o uso irregular dos bolsões localizados na frente dos estabelecimentos de hospedagem, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Ademar Schneider, realizou na tarde de segunda-feira (11) uma reunião com os proprietários de estacionamentos de ônibus de turismo e também com representantes da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública (SGSIP).

Segundo Schneider, a intenção é transformar os empresários de estacionamentos em parceiros da Sectur, para que ajudem a fiscalizar e organizar a permanência desses veículos na cidade. “Queremos diminuir possíveis problemas, característicos do verão, para que os motoristas desses veículos saibam que há ordenamento na cidade. Entre os nossos objetivos, está o de que os bolsões fiquem vazios o maior tempo possível, para evitar transtornos e para que todos os ônibus que forem parar nessas vagas as encontrem disponíveis para embarque e desembarque de modo ágil”, declarou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outro pedido do secretário, é para que os empresários auxiliem na fiscalização, para que todos os veículos de turismo que pararem em suas áreas, estejam em conformidade com as leis municipais, principalmente com o selo de permanência fixado no vidro frontal do ônibus. “Estaremos apoiando a rigidez na fiscalização, por parte dos agentes de trânsito. Assim que a Secretaria de Segurança retirar todas as placas de 15 minutos de parada nos bolsões, pelas que proíbem o estacionamento, mas consideram o embarque e desembarque de forma rápida, vamos apoiar o guinchamento de todos os irregulares”, alerta. “Inclusive e principalmente os veículos de Balneário Camboriú, que já conhecem as leis, mas continuam realizando a parada de forma irregular”, reafirma.

Questionado por um dos responsáveis por estacionamento de ônibus sobre a possibilidade de esses veículos saírem do local à noite, para levar seus turistas a balada, o secretário foi enfático. “A partir de 25 de dezembro nenhum ônibus poderá circular à noite em Balneário Camboriú. Não podemos proibir que se desloquem para fora da cidade, mas aqui isso não irá ocorrer”, alerta, explicando que essa cobrança é da própria comunidade, que também pede a organização dos veículos.

O diretor da Guarda Municipal, Adelcio Bernardino, representou o setor de Trânsito da cidade, e disse que as placas estão sendo retiradas e que, em breve, não haverá mais sinalização de permanência de 15 minutos nos bolsões dos hotéis. “Assim que terminarmos, iremos agir de forma radical. Ou será dessa forma, ou estamos fadados ao não funcionamento do sistema”, destacou, alertando a necessidade da parceria com hotéis, estacionamentos, guias de turismo e Sectur.

O secretário de Turismo ainda solicitou aos participantes da reunião, que informem as irregularidades, como estacionamentos clandestinos, pelo telefone 153, da Segurança Municipal. A participante Bruna de Oliveira, do estacionamento Central, acenou a ideia de criar uma associação dos estacionamentos, iniciativa que promete receber apoio do Turismo e da Segurança do Município.

Para finalizar, Schneider informou que neste verão já irá funcionar o sistema de credenciamento de quem está trabalhando junto ao Portal de Informações Turísticas (PIT) e, em breve, também irá funcionar o sistema de cadastro em tempo real dos veículos que chegam na cidade. Com isso, os donos de estacionamento, como os demais empresários do trade do turismo, irão saber de modo rápido e em seus computadores quem ingressou no município e o contato para poderem oferecer seus serviços.

Click CamboriúTurismoSectur alerta para rigidez na organização dos ônibus de turismo
PUBLICIDADE

Últimas notícias