• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mais rigor na fiscalização de ônibus de turismo

Tanto os ônibus que trazem grupos de turismo para Balneário Camboriú, quanto os estabelecimentos que recebem esses visitantes, devem estar atentos. As normas de trânsito vigentes na cidade – que é da responsabilidade de todos – estarão sendo cobradas com rigor, e também serão tomadas providências para melhorar o sistema de rotas dos ônibus, consequentemente, a mobilidade urbana local.

Esse foi o assunto reavaliado em reunião realizada na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), nesta semana. O encontro contou com presença do secretário de Turismo, Ademar Schneider, do funcionário do setor de Planejamento da secretaria, Carlos Dickmann, do gestor do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), Jaime Mantelli e ainda com do supervisor de trânsito municipal, Francisco Assis Silva, ambos da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Necessitamos, urgentemente, que todos estejam comprometidos com a ordem no nosso trânsito. Aqueles que continuam realizando infrações precisam ser punidos”, analisa Schneider. Ele cita algumas desobediências que continuam acontecendo nas ruas de Balneário Camboriú, sem que haja conscientização dos motoristas infratores.

“Os estacionamentos de carga e descarga, por exemplo, não estão sendo respeitados, no horário que estabelece o seu vigor; Os locais destinados a embarque e desembarque de passageiros, localizados principalmente na frente de hotéis, são usados como carga e descarga com prioridade para veículos de turismo. Mas estes não podem ficar em situação de espera, devem apenas deixar ou recolher seus passageiros; Também temos o velho problema de ônibus de turismo fora da rota determinada no Portal de Informações Turísticas (PIT), no momento em que chegam a cidade”, menciona o secretário, emendando que todos os proprietários de estabelecimentos de hospedagem já conhecem as leis, e devem auxiliar para que sejam respeitadas pelos seus clientes.

No encontro ficou decidido que será encaminhada a adequação das rotas de ônibus que foram afetadas pelas alterações decorrentes da reformulação no trânsito de Balneário Camboriú, de forma urgente. Também serão melhoradas as operações exclusivas de embarque e desembarque, com instalação de placas de sinalização modelo R-6a, as quais proíbem que qualquer tipo de veículo utilize a vaga em situação de estacionamento, de acordo com Resolução 302 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com consenso de uso apenas para carga e descarga.

Outra decisão tomada foi a de dar mais eficiência e eficácia na organização e mais clareza no poder fiscalizatório de obrigação dos agentes de trânsito e demais órgãos da Administração Pública com tais atribuições. E ainda, acompanhar diuturnamente de forma especial a movimentação dos ônibus e de outros veículos de turismo, e manter diálogo entre os envolvidos, para o aperfeiçoamento constante do sistema de rotas e circulação de veículos de médio e grande porte na cidade.

Click CamboriúTurismoMais rigor na fiscalização de ônibus de turismo
PUBLICIDADE

Últimas notícias