• O portal de notícias de Balneário Camboriú

União de hoteleiros diminui custos de compras em até 30%

Hoteleiros da Costa Esmeralda são um exemplo de que a união faz a força. Um grupo de 19 empresários donos de hotéis e pousadas de Itapema, Porto Belo e Bombinhas se uniu para realizar diversas ações. Eles criaram, em 2012, a Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas. O lançamento oficial da Rede será no dia 19. Este período serviu para verificar que trabalhos poderiam ser feitos em conjunto. E o mais importante: de que forma seriam feitos.

O resultado mais claro de que os esforços conjuntos trazem vantagens são as compras realizadas pela Rede. Juntos, os empresários conseguiram preços melhores e produtos com mais qualidade. A Rede Costa Esmeralda está sendo desenvolvida dentro do modelo de Central de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As iniciativas das centrais de negócios em todo o Brasil mostram que, após um ano de negócios conjuntos, as empresas costumam aumentar em 40% o faturamento e reduzir os custos de aquisição de mercadorias em 14%.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os empresários ligados à Rede já conseguiram uma redução maior nos custos. Diego de Souza Pinheiro, proprietário Pousada Cabanas Porto Belo, relata que nas compras de amenities (cosméticos disponibilizados aos hóspedes) o grupo teve uma economia de 15%. Na compra de televisores, a redução foi de 30%.

Agora, eles planejam outras ações para ter mais competitividade no mercado. Está prevista a comercialização de pacotes de forma conjunta, assim como a divulgação de todos os associados. “Temos hotéis e pousadas com perfis diferentes – que aceitam crianças e que não aceitam, que aceitam pets, de frente para o mar ou com preços mais acessíveis. Queremos que a Rede seja uma referência para a hospedagem na região”, explica ainda Diego.

O consultor do Sebrae Sérgio Augusto Monteiro destaca ainda os trabalhos que devem ser realizados para capacitar a mão de obra. “O atendimento é um grande diferencial para a hospedagem”, completa. Milena Dias Lino Bembo, proprietária da Pousada Canário Azul, acredita que esta será outra grande vantagem de estar associada à Rede Costa Esmeralda. “Temos enfrentado dificuldades na busca por mão de obra qualificada”, explica.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúTurismoUnião de hoteleiros diminui custos de compras em até 30%
PUBLICIDADE

Últimas notícias