Click Camboriú Turismo Os Melhores Destinos do Mundo

Os Melhores Destinos do Mundo

No início do mês de setembro o instituto Ipsos MORI divulgou uma pesquisa chamada Ipsos Top Cities, que avalia as melhores cidades para viver, visitar e fazer negócios segundo a opinião de mais de 18 mil pessoas de 24 países, na faixa etária de 16 a 64 anos. Somando-se os resultados dos três indicadores, a cidade mais votada foi Londres, que aparece no top 5 das três listas, embora a melhor cidade para visitar, segundo os entrevistados, seja Paris – seguida de Nova York, Roma e Londres, destinos tão recorrentes que poderiam ser chamados de clássicos.

A lista de melhores cidades para viajar parece endossar uma espécie de “senso comum” que destaca o peso da popularidade de destinos já bastante visitados, aqueles que primeiro vêm à mente. Pensando nisso, fica a pergunta: que critérios você usa ao escolher um destino para visitar? Há uma série de outros destinos interessantes no mundo, a depender do estilo de vida ao qual você seja adepto e do tipo de aventura que esteja disposto a embarcar, e nem sempre opções clássica como Paris ou Roma atendem a estas expectativas. Só para exemplificar que as possibilidades são das mais variadas, reunimos dois tipos de destino para gostos bem específicos: os excêntricos e os nerds.

Saindo do lugar comum

Na tradicional Itália, encontra-se Craco, um belo vilarejo fantasma
Na tradicional Itália, encontra-se Craco, um belo vilarejo fantasma

Que tal conhecer locais bem inusitados em destinos aparentemente clássicos? Em países que são destinos mundiais famosos é possível às vezes encontrar lugares muito interessantes e que fogem à rotina dos roteiros tradicionais. Encaixam-se na descrição algumas cidades fantasmas espalhadas pelo mundo. Cidades fantasmas são lugares abandonados por alguma razão, que, no entanto, ainda apresentam marcas da ocupação prévia, o que lhes confere uma ambientação inusitada. Estas cidades costumam gerar grande curiosidade e algumas são turísticas.  Um bom exemplo é a cidade de Craco, na Itália.

Ao visitar a Itália, ao invés de se deter ao roteiro clássico Roma-Veneza-Florença, você pode visitar este encantador vilarejo fantasma localizado numa colina da região de Basilicata, província de Matera (sul da Itália). Devido a terremotos, Craco foi oficialmente abandonada em 1963 e sua população foi removida para uma nova cidade em seus arredores, Craco Peschiera. Craco atualmente é uma um local turístico e dada à sua beleza o vilarejo já foi inclusive cenário de muitos filmes.

Paraíso nerd

As luzes do Distrito de Gangnam, na moderna Seul

Quem faz o estilo “24 horas conectado” tem opções bem interessantes mundo afora. Neste quesito talvez a cidade que mais habite o imaginário das pessoas seja Tóquio, mas há uma cidade asiática menos popular que a capital japonesa que na verdade ocupa o posto de “mais conectada do mundo”: estamos falando de Seul, capital da Coréia do Sul.

Para começar, em Seul 95% das residências possuem internet banda larga. E sabe aquele sonho de controlar tudo em casa por controle remoto? Em Seul você pode deixar a faxina por conta de um robô e controlar os demais utensílios eletrônicos com seu telefone celular – uma vida quase igual à dos Jetsons. Para melhorar, enquanto estiver no país você pode adquirir um número de telefone celular local e utilizar serviços de telefonia e internet por quantias bem pequenas. Além disso, muitas empresas de tecnologia de ponta possuem sede em Seul, então você poderá adquirir as últimas novidades deste nicho por preços muito mais acessíveis, e ainda pode pechinchar no mercadão de eletrônicos local, o Yongsan.

Se você é um nerd convicto, certamente irá se encantar com a capital sul-coreana. E mesmo para quem não é nerd, estar 24 horas conectado tem suas vantagens, como poder conciliar lazer e trabalho. Neste sentido alguns sites ajudam bastante ao agregar as duas coisas, como a sessão Empregos Royal Holiday, da página Royal Holiday Brasil, que permite que você se informe sobre vários destinos interessantes e sobre o mercado de trabalho ao mesmo tempo.

Destinos nerds e excêntricos são apenas algumas das muitas opções possíveis para quem quer fugir dos clichês de viagem e visitar roteiros mais afinados a seu gosto pessoal. Levar em consideração este aspecto na hora de escolher o destino certamente ajuda a tornar a viagem mais memorável.

Sair da versão mobile