Santur e Sectur realizam pesquisa com turistas em Balneário Camboriú

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

A Santa Catarina Turismo S/A (Santur), em parceria com a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur), deu início nesta quarta-feira (23) ao estudo da demanda turística da temporada de verão 2013. O prazo de término do estudo é uma semana e outras nove cidades de Santa Catarina estarão realizando o mesmo estudo para compor uma visão geral do setor turístico no estado.

As equipes técnicas são compostas por entrevistadores, contador e coordenador, e, no caso das ruas, contam ainda com o apoio do 12° Batalhão de Polícia Militar, se revezando em três pontos de saída da cidade. Na Rua 3.100 e Avenida das Flores o trabalho acontece nos períodos matutino e vespertino. No terminal rodoviário o turno da noite também recebe a equipe.

A pesquisa de rua selecionará entre três e quatro veículos, a cada oito que passarem no local, para serem entrevistados, variando de acordo com o número de pesquisadores que estiverem presentes. A primeira abordagem fica a cargo do policial e o pesquisador vem em seguida para, através do microcomputador de mão, aplicar o questionário, composto inicialmente de 20 questões e que pode se desdobrar em até 37. O tempo médio é de 10 minutos para que o processo seja concluído.

Na rodoviária, pela grande concentração de pessoas, haverá um maior espaçamento dos entrevistados, para que a qualidade significativa da pesquisa seja respeitada. No total, serão feitas 630 entrevistas com turistas que deixam Balneário Camboriú. Não serão considerados turistas aqueles que morarem em um raio de 90 quilômetros do município.

“O principal objetivo da pesquisa é saber o perfil de quem visita Balneário Camboriú e ter uma avaliação da infraestrutura de equipamentos turísticos”, resume Maria Tereza Buchele, gerente de planejamento da Santur. Em reunião na Secretaria de Turismo um técnico da Santur realizou o treinamento dos pesquisadores com a entrega dos materiais de trabalho.

A diretora geral da Sectur, Jamile Santana, explica que ter um estudo técnico sobre o turismo em Balneário Camboriú reforça o trabalho de identificar as potencialidades e também verificar o que pode ser melhorado. “Buscamos saber qual a imagem que o turista tem do município e o resultado técnico é fundamental. A pesquisa de 2012, por exemplo, apresentou nível de confiança estimado em 95%, com margem de erro de no máximo 5%”, afirmou.

A pesquisa do ano de 2012 pode ser consultada no link: http://www.secturbc.com.br/estatisticas/1343156374.pdf

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -