Transatlânticos levarão 164 mil turistas à Costa Verde & Mar

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Foto: Marcello Sokal

As férias a bordo de um navio têm sido cada vez mais frequente no país. Os cruzeiros marítimos caíram no gosto popular e regiões como a Costa Verde & Mar, em Santa Catarina, vêem o salto do crescimento do turismo por via aquática. Para a temporada 2012/2103 são esperados 164 mil turistas, em 76 escalas, que iniciam oficialmente em 15 de novembro. Para atender aos anseios dos visitantes e assegurar o retorno, municípios como Itajaí e Porto Belo reforçam o apelo trabalhando para dar condições de boa estada ao público. De píeres turísticos adequados à intensa programação de lazer, o foco de atuação é o bem-receber quem chega.

A estreia esse ano em Porto Belo, no feriado de 15 de novembro, é com o Gran Mistral que retornará nove vezes à cidade na temporada de cruzeiros. A novidade é que, além dos navios e turistas americanos, neste Verão o transatlântico L’ Austral trará turistas franceses ao município. Sozinho, o município receberá cerca de 107 mil visitantes no período.

Em Itajaí, a temporada de transatlânticos inicia em 16 de novembro, com a última embarcação prevista para o dia 11 de março de 2013. Mais de 57 mil turistas chegarão ao município nas 34 escalas previstas. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH/SC) no mundo inteiro, cerca de 30% das pessoas que viajam em transatlânticos voltam para os destinos onde os navios atracaram para conhecerem melhor o lugar em outra oportunidade.

O píer de Porto Belo
A estrutura montada em Porto Belo tem capacidade de abrigar até três navios, além de um espaço para embarcações da Associação dos Pescadores Artesanais do município. O novo píer inclui ainda um deck flutuante e receptivo com praça. Inaugurado em 2011, foram investidos cerca de R$ 1,6 milhões na obra. Com cerca de 15 mil habitantes, a cidade registra um aumento no fluxo turístico e a injeção de até R$ 14 milhões na economia local por meio dos cruzeiros.

O Terminal de Cruzeiro de Itajaí
Construído em frente à Praça Vidal Ramos, no Centro, o Terminal de Cruzeiros de Itajaí tem estrutura adequada e especial para os cruzeiros turísticos. Foi inaugurado em setembro de 2000. O local é alfandegado e a estrutura conta com dolfins de atracação e de amarração, terminal de passageiros, plataformas de embarque e desembarque, instalações para a administração, salas para a Receita Federal e Polícia Federal e acessos, além de toda uma infraestrutura necessária como banheiros, por exemplo. É o primeiro terminal exclusivo para passageiros de transatlânticos no Brasil.

A Costa Verde & Mar
O litoral de Santa Catarina é um dos mais bonitos do Brasil. A Costa Verde Mar é um mostruário completo de suas belezas mais exóticas. As cidades praianas apresentam areia limpa e branca e água azul transparente. Já as cidades mais afastadas do mar são emolduradas por morros verdejantes e natureza preservada. Cidades com infraestrutura e programação intensa para atender turistas, dividem espaço com pacatos e tranqüilos vilarejos de pescadores. Essa diversidade possibilita inúmeras opções de diversão durante todo o ano. O fluxo turístico está concentrado durante a temporada de Verão. Contudo, há opções de lazer e divertimento o ano inteiro. A vida noturna agitada, as inúmeras opções de compras, a gastronomia diversificada e a cultura preservada são alguns dos atrativos da rota do sol, composto pelos municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -