Click Camboriú Turismo Santur oficializa cessão de terreno para construção do Centro de Eventos

Santur oficializa cessão de terreno para construção do Centro de Eventos

Em uma carta enviada ao gabinete do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky, oficializou a cessão do terreno que pertence a autarquia estadual, às margens da BR-101, em Balneário Camboriú, para a construção do Centro de Eventos e Pavilhão de Convenções, antigo sonho do empresariado e comunidade local.

No documento, Walendowsky também oficializa que os projetos necessários para a execução desta obra tão esperada serão elaborados pela Secretaria Municipal de Planejamento. “Este é mais um passo importante. Estou satisfeito, pois estamos avançando e vamos concretizar mais esta obra prioritária para a nossa cidade e o Estado. Em termos de turismo de negócios, o complexo que vamos construir será um divisor de águas, vamos entrar numa nova era, movimentando toda a cadeia do turismo”, comemora o prefeito Edson Piriquito, salientando que o projeto em questão foi elaborado pela Secretaria de Planejamento em parceria com a Santur, entidades associativas de Balneário Camboriú e representantes da indústria do turismo de Santa Catarina.

“Ouvimos todos os diretamente interessados e fizemos várias viagens para conhecer a realidade do mercado brasileiro. Por isso, chegamos a um modelo ideal que terá capacidade para atender todo o sul do país”, acrescenta o prefeito. O projeto prevê construções modulares totalizando pelo menos 35 mil metros quadrados para atender a demanda reprimida do mercado brasileiro, especialmente por congressos, feiras e exposições de grande porte, e do trade turístico de Santa Catarina.

Histórico do projeto

– Após a audiência pública na Câmara de Vereadores (17.09.2011) ficou nítida a necessidade de um novo projeto, que começou a ser elaborado após uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú, a pedido do prefeito Edson Piriquito, em março de 2011. Ali foram colhidas as primeiras informações a respeito das necessidades de Balneário Camboriú e Santa Catarina em relação ao centro de eventos, em reunião capitaneada pelo então secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva.

– Após várias conversas com pessoas da cidade e troca de informações, com um projeto pré-elaborado, veio até o município o administrador e consultor Leonardo Vieira, o Pezão que, por ser filho da terra, prestou assessoria gratuitamente à iniciativa. Este encontro ocorreu no sábado anterior ao Dia das Mães, 7 de maio. Pezão veio a Balneário a pedido do prefeito Edson Piriquito e do ex-secretário Carlos Humberto Silva.

– Durante a posse do atual secretário de Turismo, Issac Pires (em 3.5.2012), houve conversas com o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, oportunidade na qual se comentou que o setor têxtil de SC teria demonstrado interesse de que o centro de eventos e o pavilhão de convenções fossem construídos em Balneário Camboriú para atender à demanda do setor. Para isso, a criação de um novo projeto se fazia necessária.

– Além disso, houve duas reuniões entre a prefeitura, o setor têxtil e o presidente da Santur, (dias 11.05 e 24.05.2012), culminando com a ida para São Paulo, aonde o grupo de Balneário Camboriú visitou e foi buscar informações junto aos administradores dos centros de eventos Center Norte e Transamérica.

– No dia 13 de junho de 2012, representantes da prefeitura e entidades, bem como o presidente da Santur, Valdir Wanlendowsky, reuniram-se na sede da CDL de Balneário Camboriú para os últimos ajustes do projeto.

– No dia 18 de junho de 2012, o projeto do Centro de Eventos foi apresentado para autoridades do Município e Estado, representantes da sociedade civil e comunidade no Hotel Mercure.

– Na última terça-feira (16), o prefeito Edson Renato Dias e o secretário Auri Pavoni, acompanhados ainda do presidente do PMDB de Balneário Camboriú, Plínio Santos, apresentaram o projeto ao governador Raimundo Colombo. O chefe do Executivo estadual deu garantias de apoio à execução da obra. O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky também participaram da reunião.

Sair da versão mobile