• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Praia do Pinho é considerada a praia mais antiga para naturistas

praia do pinho1A praia do Pinho é considerada a primeira praia de naturismo oficial do Brasil e a quinta mais bela do mundo. Além disso, também é reconhecida por suas belezas naturais e pela filosofia de vida dos seus frequentadores. Está localizada a 9 km da área central de Balneário Camboriú, cercada por costões, possui camping, pousada, bar e restaurante. São 500 metros de extensão para o banho do mar.

Com areias claras e mar com ondas fortes e água límpida, a praia é rodeada pela exuberante Mata Atlântica, com montanhas de vegetação quase intocada, o que garante total privacidade, proporcionando os primeiros indícios da prática do nudismo neste local, em meados de 1983. O acesso à praia é controlado, o que garante a segurança dos turistas. O mar é limpo, formando piscinas naturais entre as rochas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na faixa de areia a nudez é total e dividida da seguinte forma: de um lado ficam os casais e famílias e do outro lado ficam os homens desacompanhados. O cumprimento desta regra é garantido pelos próprios naturistas que frequentam o local, ONGs e associações. É importante ressaltar que existe uma área de adaptação na entrada da praia. Neste local, os visitantes que ainda não são naturistas podem ficar vestidos desde que não entrem na faixa de areia.

O acesso pode ser feito através da BR-101, pela rodovia Interpraias. Saindo do centro da cidade, a praia do Pinho fica depois da praia de Taquaras. A praia do Pinho tem a fiscalização da Federação Brasileira de Naturismo e o Código de Ética fiscalizado pela Associação Amigos da Praia do Pinho (AAPP).

Por ser referência nacional neste segmento, a praia do Pinho recebe no dia 3 de março o primeiro campeonato de surf naturista do sul do Brasil, o Surf Nu Pinho. O evento será aberto ao público e contará com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC).

1 COMENTÁRIO

  1. Eu, Gilberto Euripes Bernardo portador do RG 6.986.323-4 e CPF 669.577.378-53, estou revoltado pelo o que aconteceu na Praia do Pinho, seu município e lindo as pessoas são educadas, mais o que esta acontecendo na praia do pinho é um absurdo, sou morador da Cidade de São Paulo, já visitei diversas praias no Brasil e nunca passei por um constrangimento destes. Ao chegarmos à praia já percebemos uma irregularidade como é possível cobrarem para entrar na praia, afinal a praia é publica, gostaria de saber se alguém comprou o mar ou a areia afinal a praia é nossa, do povo, podemos entrar e sair quando quisermos, sei que se cobrarem por um estacionamento que ofereça segurança tudo bem, mais fomos de taxi e o motorista do taxi só ia nos deixar la praia, quando fomos surpreendidos com uma taxa de R$ 5,00 para podermos entrar. Ao chegarmos à praia, tem um único restaurante dentro da praia que para o nosso espanto não tinha nem um banheiro, fui informado que se eu quisesse usar o banheiro teria que sair de La na rua onde tem outro bar onde poderíamos usar o banheiro, ainda para piorar que não poderíamos passar por cima, pois eles construíram uma área de camping e fechou a área para pedestre, com que direito ele fechou aquela área a prefeitura não pode permitir isto, sabemos que a praia é uma área publica. Como a prefeitura liberou o alvará de funcionamento ou a licença sem que eles construíssem ao menos um banheiro para que as pessoas que não estivessem acampadas ou na pousada pode usar. O banheiro que eles tem la é de uso exclusivo do acampamento. A pessoa que me atendeu (suposto proprietário) ao ser indagado me falou que eu estava me fazendo de besta e mandou ir fazer minhas necessidades no mar, que naturismo é este parece mais imundice. Espero que a prefeitura tome providências, caso não tome irei as autoridades a imprensa e todos os meios possíveis para que meus direitos sejam preservados.
    Gilberto Euripes Bernardo
    19/02/2012

Comments are closed.

Click CamboriúTurismoPraia do Pinho é considerada a praia mais antiga para naturistas
PUBLICIDADE

Últimas notícias