• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú terá urna para eleições argentinas

No próximo domingo, 23, acontecem as eleições para presidente, vice-presidente, para 130 deputados e 24 senadores da Argentina. E os argentinos que residem em Balneário Camboriú não vão precisar se deslocar até o país vizinho para votar. Esta é a primeira vez que a votação pode ser realizada na cidade. Os votos serão recebidos na sede no Círculo Argentino, que fica na rua Holanda, 150, centro da cidade, das 8 às 18h.

Segundo Mariana Gramano, cônsul adjunta da Embaixada da Argentina, é muito interessante para Balneário Camboriú esta novidade. “O Consulado fez a proposta para o Governo Argentino e, entre tantas cidades do mundo, escolheram Balneário Camboriú para uma nova mesa, isto pela quantidade de argentinos que residem na cidade”. Balneário Camboriú acompanha Boston e Frankfurt, únicas do mundo com urnas fora das embaixadas e consulados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o consulado argentino em Florianópolis, a estimativa é que 7 mil argentinos residam em Santa Catarina, e entre eles, aproximadamente de 2 a 3 mil em Balneário Camboriú. Para a votação, são esperados cerca de 200 argentinos em Balneário Camboriú, vindos também do norte do Estado.

O prefeito Edson Piriquito comemora a escolha da cidade. “Estou extremamente feliz por termos sidos escolhidos, pela credibilidade que hoje a cidade conquistou, para que possamos receber esta urna e os nossos irmãos argentinos tenham a possibilidade de participar de um momento tão importante e democrático para o seu país, que é a escolha do presidente, do vice e de seus parlamentares,” avalia Piriquito, salientado que os argentinos que aqui vivem também podem ser considerados como cidadãos de Balneário Camboriú.

Segundo o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, é relevante que o município tenha sido considerado para receber a urna eleitoral. “Nossa cidade é um dos principais destinos para turistas argentinos, e pela primeira vez estamos recebendo a confiança das autoridades e o reconhecimento de que a nossa cidade está entre os municípios com maior número de moradores e visitantes argentinos”.

O diretor de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, explica a importância da ocasião. “Além de Balneário Camboriú ser a cidade que tem mais argentinos vivendo fora da Argentina, temos esse vinculo turístico e de amizade. É mais uma prova da importância da nossa cidade para Argentina. A repercussão vai nos auxiliar também na promoção do nosso destino”.

Para o presidente do Círculo Argentino, Juan Carlos Amaya, vários argentinos já estiveram na sede para buscar informações. “As pessoas estão se informando para trazer outros argentinos também que estão de passagem como turistas, para justificar o voto e, além disso, tem muitos que recebem aposentadoria em Balneário Camboriú e precisam votar aqui. Facilitou muito para muitos que residem na cidade”.

Os candidatos à Presidência da Argentina, em ordem alfabética, são: Alberto Rodriguez Saá, Cristina Kirchner, Eduardo Alberto Duhalde, Elisa Carrió, Hermes Binner, Jorge Altamira e Ricardo Alfosín. Para votar é necessário apenas o documento de identidade- o DNE. O Círculo Argentino atende no telefone: (47) 3367-3087.

Click CamboriúTurismoBalneário Camboriú terá urna para eleições argentinas
PUBLICIDADE

Últimas notícias