• O portal de notícias de Balneário Camboriú

25ª Marejada abre com nova roupagem

marejada
Foto: Oficina das palavras/divulgação

Show de fogos e o corte do bolo de 25 metros marcaram a abertura da 25ª Marejada na noite desta sexta-feira (7/10). Com a presença de um público animado, as autoridades deram a largada para os 17 dias de folia. Após a sangria dos barris de chope e vinho todos brindaram às Bodas de Prata da Maior Festa Portuguesa e do Pescado do Brasil.

Quem prestigiou o primeiro dia pôde perceber que são muitas as novidades, principalmente na distribuição dos palcos e ambientes gastronômicos. Os voluntários que trabalham nas entidades, seja no artesanato ou na gastronomia, também acompanharam de perto a cerimônia de abertura realizada dentro do Centreventos Itajaí, onde está concentrada a maior parte das atrações.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A grande noite foi uma prévia do que será esta edição da Marejada. A organização espera receber cerca de 100 mil pessoas nos 17 dias de festa.

Atrações folclóricas e muita gastronomia
O destaque da 25ª Marejada é a gastronomia que este ano está concentrada no interior do Centreventos. O cenário de ladrilhos portugueses que envolve as 15 entidades filantrópicas, responsáveis pelas delícias, torna o ambiente ainda mais aconchegante para aqueles que vieram em busca de boa comida a base de frutos do mar.

No palco Vila dos Sabores, as bandas Marejada e Filhos da Tradição completaram a animação. Na Casa do Bacalhau, Célia Pedro embalou a noite, enquanto as bandas Edgands e A Cor do Sol comandaram a festa no Palco Vila Musical da Beira. Os bonecos gigantes também chamaram a atenção dos visitantes circulando pela festa.

Visitantes ficaram encantados
“Estou achando fantástico”. Foi assim que o Secretário do Conselho da Comunidade Portuguesa do Estado de São Paulo, João Caldas definiu a Marejada. Esta é a primeira vez que o português que mora em São Paulo há 30 anos visita a festa. Este, com certeza, vai levar boas lembranças da Maior Festa Portuguesa e do Pescado do Brasil e da cidade de Itajaí. Ele conta mais dessa experiência.

Como são as festas portuguesas em São Paulo?
João Caldas: Lá existem muitas associações que promovem suas festas. Cerca de 15 entidades e grupos folclóricos participam e a diversão é garantida. Mas, a melhor atração é a Bacalhoada do Arouca que acontece uma vez por mês e é uma delícia.

O senhor já conhecia a cidade?
João Caldas: Não. É a primeira vez que venho a Itajaí e à Marejada. E já estou querendo voltar para a próxima edição da festa trazendo um grupo do Rancho Folclórico da Casa Portugal para se apresentar aqui

Qual foi a primeira impressão da Marejada?
João Caldas: Estou achando fantástico. Eu realmente fiquei encantado com a forma como uma cidade onde quase não existem portugueses consegue transmitir com tanta fidelidade a nossa cultura.

Sábado é dia de Desfile e muitas atrações no Centreventos
O primeiro desfile da 25ª Marejada será realizado no Centro da cidade. Está confirmada a presença das divertidas Siritopéia e Licopéia e também do Bonde do Portuga, com as bandas da Cerveja, e Filarmônica de Itajaí, grupos folclóricos, rainha, princesas e a família Marejada. A alegria vai tomar conta da Rua Hercílio Luz. A concentração para o desfile será às 9h, em frente ao Museu Histórico de Itajaí. O desfile começa às 10h e para participar basta estar caracterizado com um traje português.

PROGRAMAÇÃO
Palco Vila dos Sabores
12h30 – Banda Marejada
13h45 – Grupo Folclórico Vasco da Gama / Santos – SP
14h45 – Carlão e Edir Gaiteiros
17h – Grupo de Dança Angelina Blahobravoff – Baln. Piçarras / SC
8h30 – Divina Inspiração
19h30 – Boi de Mamão Cantores da Paz
20h30 – Grupo Folclórico Vasco da Gama / Santos – SP
21h45 – Banda da Cerveja
22h45 – Pauliteiros de Malhadas (Miranda do Douro / Portugal)
00h – Filhos da Tradição
01h – Boca de Siri

Casa do Bacalhau
20h – Grupo Folclórico Fios de Prata
20h45 – Grupo Folclórico Eduxi – Itajaí / SC
21h45 – Filhos da Tradição
22h45 – Célia Pedro

Palco Vila Musical da Beira
13h – Brincadeiras com Palhaços, etc & Brinquedos
21h – Força Campeira
23h30 – Rodrigo Valentim
02h – Mais Descontração

Palco Sardinha na Brasa
20h – Alexandre Siqueira
22h30 – Magrão
12h – Fábio & Rangel

25ª Marejada
www.marejada.itajai.sc.gov.br
De 7 a 23 de outubro – no Centreventos Itajaí

Click CamboriúTurismo25ª Marejada abre com nova roupagem
PUBLICIDADE

Últimas notícias