• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Aumento de fluxo de ônibus de turismo em BC

Apesar do mês de julho ter sido turisticamente prejudicado em consequência da greve escolar em todo o Estado, pela baixa do dólar motivando as viagens ao exterior e também pelas baixas temperaturas tradicionais do mês de julho, Balneário Camboriú teve bons resultados no turismo. No Portal de Informações Turísticas- PIT, houve aumento de 30.48% na demanda de ônibus de turismo em relação a julho de 2010. No ano anterior, 105 ônibus de turismo entraram na cidade no período, já em 2011 foram 137. O total de 3.937 visitantes estiveram na cidade em julho de 2010, mas neste ano houve grande incremento, com 5.177 turistas passando pelo PIT via ônibus.

A maioria de turistas que vieram a Balneário Camboriú nesse meio de tranporte foi de brasileiros, provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Sul. Do exterior, os maiores emissores por ônibus foram as cidades de Mar del Plata, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina, com um total de 1.266 passageiros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Movimento no comércio

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú, o mês das férias proporcionou movimentação apenas na segunda quinzena. “O período não teve grande aquecimento nas vendas do comércio, mas a economia ficou aquecida. Infelizmente a greve escolar tirou um pouco da movimentação de crianças e jovens do centro da cidade”, analisa Helder Couto Vieira, secretario executivo da entidade. A CDL não contabilizou ainda o percentual de vendas, mas segundo Helder, os setores que mais venderam foram de alimentação e de confecções em geral. A expectativa agora é para o Dia dos Pais. “Nesta data, pode-se aproveitar as liquidações de inverno”, adianta.

Setor Hoteleiro
No setor hoteleiro, a taxa de ocupação caiu 1% referente ao mês de julho do ano passado. Foram 36% em 2010 e 35% neste ano. Para a diretora do setor de hospedagens do Sindicato de Hotéis, Bares e Similares de Balneário Camboriú e região- Sindisol, Dirce Fistarol, o resultado do mês ficou abaixo do esperado. “Isso se deve a vários fatores como tempo muito chuvoso, as greves escolares, a diferença cambial, mas temos esperança que o mês de setembro vai ser melhor”.

Na avaliação do secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, o mês de julho foi diferenciado. Assim como Helder Vieira e Dirce Fistarol, o secretário disse que a falta das férias de muitos estudantes de Santa Catarina fez grande diferença no volume de vendas e hospedagens, mas o resultado apresentado pelo PIT demonstrou que os visitantes continuaram a vir para a cidade. “Certamente, muitos preferiram outros meios de hospedagens, além de fazerem turismo com precaução nos gastos. Foi um reflexo da valorização da nossa moeda e queda do dólar”, complementou.

Click CamboriúTurismoAumento de fluxo de ônibus de turismo em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias