• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Workshop apresenta estratégias de divulgação turística

wsCerca de 50 pessoas, entre empresários do trade do turismo, gestores públicos, funcionários de departamentos ligados ao setor de Balneário Camboriú e da região participaram, na última sexta-feira (7), no hotel Recanto das Águas, do workshop Marketing de Destinos, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e a empresa Cia do Turismo.

O treinamento, que recebeu apoio da Prefeitura do município, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, teve como objetivo orientar administradores públicos e privados, parceiros e comunidades a compreender formas inovadoras de atuação na comunicação e promoção turística, de maneira ordenada e integrada, para a racionalidade de ações e de recursos no contexto da inserção mercadológica.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante o curso foram apresentados exemplos reais de estratégias, aplicações e resultados positivos em marketing e promoção turística, a fim de dar subsídios ao diálogo e um alerta às necessidades de cada destino indutor, no campo da construção de uma imagem e mensagem competitiva no mercado.

A grande preocupação dos agentes do turismo nacional é fazer com que os responsáveis e colaboradores do turismo de cada destino turístico saiba promover e manter esse destino como referência nacional e internacional, dentro de um setor capaz de promover a aceleração econômica e, ao mesmo tempo, incrementando as áreas social, cultural e do meio ambiente. O Mtur vem, nos últimos anos, por meio de seus programas, políticas públicas e treinamentos como este, preparando os mercados turísticos para um mercado globalizado, num esforço conjunto com as entidades do trade turístico nacional e entidades ligadas à qualificação e ao desenvolvimento do setor.

“Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo no mercado de viagens representa 30% das exportações mundiais de serviços e na categoria exportação, o turismo está em 4º lugar, perdendo apenas para os combustíveis, produtos químicos e automóveis. Esses dados justificam a atividade turística em gerar emprego e renda. Ela representa no mercado mundial, algo em torno de 900 bilhões de dólares”, caracteriza a instrutora do curso, Priscila Vilarinho. “Agora precisamos pensar em Glocalização, que é pensar localmente, mas agindo globalmente”, complementou.

Para o secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, que levou a sua palavra de agradecimento às ministrantes Priscila e Leonora Guedes, é importante esse comprometimento do MTur com os destinos indutores e símbolos do turismo do país. “Saber que podemos acreditar e auxiliar nesse processo de qualificação de nosso destino, nos dá ânimo a procurar as oportunidades de melhorarmos ainda mais, e nos certifica de que estamos trabalhando de maneira correta”, disse Carlos Humberto.

Durante o curso, foram aplicados trabalhos de grupos, nos quais foram visivelmente apontadas as deficiências do turismo em toda a região. Todos chegaram a um consenso, de que o item que deve receber todas as atenções é o de turismo de eventos.

Click CamboriúTurismoWorkshop apresenta estratégias de divulgação turística
PUBLICIDADE

Últimas notícias