Workshop apresenta estratégias de divulgação turística

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Cerca de 50 pessoas, entre empresários do trade do turismo, gestores públicos, funcionários de departamentos ligados ao setor de Balneário Camboriú e da região participaram, na última sexta-feira (7), no hotel Recanto das Águas, do workshop Marketing de Destinos, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e a empresa Cia do Turismo.

O treinamento, que recebeu apoio da Prefeitura do município, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, teve como objetivo orientar administradores públicos e privados, parceiros e comunidades a compreender formas inovadoras de atuação na comunicação e promoção turística, de maneira ordenada e integrada, para a racionalidade de ações e de recursos no contexto da inserção mercadológica.

Durante o curso foram apresentados exemplos reais de estratégias, aplicações e resultados positivos em marketing e promoção turística, a fim de dar subsídios ao diálogo e um alerta às necessidades de cada destino indutor, no campo da construção de uma imagem e mensagem competitiva no mercado.

A grande preocupação dos agentes do turismo nacional é fazer com que os responsáveis e colaboradores do turismo de cada destino turístico saiba promover e manter esse destino como referência nacional e internacional, dentro de um setor capaz de promover a aceleração econômica e, ao mesmo tempo, incrementando as áreas social, cultural e do meio ambiente. O Mtur vem, nos últimos anos, por meio de seus programas, políticas públicas e treinamentos como este, preparando os mercados turísticos para um mercado globalizado, num esforço conjunto com as entidades do trade turístico nacional e entidades ligadas à qualificação e ao desenvolvimento do setor.

“Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo no mercado de viagens representa 30% das exportações mundiais de serviços e na categoria exportação, o turismo está em 4º lugar, perdendo apenas para os combustíveis, produtos químicos e automóveis. Esses dados justificam a atividade turística em gerar emprego e renda. Ela representa no mercado mundial, algo em torno de 900 bilhões de dólares”, caracteriza a instrutora do curso, Priscila Vilarinho. “Agora precisamos pensar em Glocalização, que é pensar localmente, mas agindo globalmente”, complementou.

Para o secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, que levou a sua palavra de agradecimento às ministrantes Priscila e Leonora Guedes, é importante esse comprometimento do MTur com os destinos indutores e símbolos do turismo do país. “Saber que podemos acreditar e auxiliar nesse processo de qualificação de nosso destino, nos dá ânimo a procurar as oportunidades de melhorarmos ainda mais, e nos certifica de que estamos trabalhando de maneira correta”, disse Carlos Humberto.

Durante o curso, foram aplicados trabalhos de grupos, nos quais foram visivelmente apontadas as deficiências do turismo em toda a região. Todos chegaram a um consenso, de que o item que deve receber todas as atenções é o de turismo de eventos.

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