- PUBLICIDADE -

BC recebeu mais turistas em 2010 que no ano anterior

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Trader Jader Nogueira exibe ganhos milionários e contraria matéria do Fantástico

Publicação na rede social do influenciador viralizou e pessoas se identificaram

laranjeiras janeiro 2010 foto silvia bomm
Praia de Laranjeiras é um dos recantos mais procurados pelos turistas no verão – Crédito: Silvia Bomm

A demanda turística de Balneário Camboriú obteve números positivos em quase todos os meses de 2010, de acordo com dados fornecidos pelo setor de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), nesta segunda-feira (3). A pesquisa, que se utiliza dos números da coleta de resíduos sólidos (lixo domiciliar) enviados pela empresa Ambiental (concessionária da limpeza urbana na cidade) e calcula a permanência média do turista na cidade em sete dias, aponta um crescimento positivo de 3,08% em relação a 2009.

O controle destes dados é feito mensalmente pela Sectur e pela Ambiental. Houve uma atualização e revisão de cálculo utilizado para encontrar os resultados no setor de Planejamento da Secretaria, com um pequeno aumento na produção de lixo per capita. Segundo o levantamento, a cidade considerada “Capital Catarinense do Turismo” que havia recebido um total de 4.210.227 turistas em 2009, chegou a 4.339.947 visitantes em 2010.

Os meses de maior movimento foram: janeiro, com 818.055 visitantes e aumento de 9,81% em relação ao mesmo período de 2009; fevereiro com 598.502 e aumento de 4,28%; novembro com 413.730 turistas e acréscimo de 24,97% em relação a 2009 e dezembro com o registro de 595.242 visitantes e aumento de 0,61%. O menor fluxo turístico foi registrado no mês de setembro, quando a cidade recepcionou 140.022 visitantes.

Turistas do Mercosul, principalmente da Argentina, Paraguai e Uruguai e dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, continuam sendo os que mais visitam Balneário Camboriú. Em 2009 foram 5.221 ônibus que passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT). Já, em 2010, o total foi 5.071, o que representa um decréscimo de 0.02%, em relação ao mesmo período.

Reveillon

Quanto ao período do reveillon 2010/11 (de quarta-feira a domingo), o Posto de Informações Turísticas (PIT) registrou queda de 18% no número de ônibus de turismo que chegaram à cidade, em comparação a 2009/10. No total, 81 veículos passaram pelo Portal no último feriadão, sendo que no mesmo período da virada anterior, este número chegou a 99.

O maior emissor de turistas por este meio de transporte no Brasil foi o estado de São Paulo, seguido do Paraná. Já a predominância de ônibus de turismo do exterior foi do Paraguai, seguido da Bolívia e Argentina.

Apesar da diminuição na quantidade de ônibus, a avaliação do secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, é positiva. Segundo ele, a queda nos números de ônibus de turismo (anual e reveillon) é a prova de que o público buscado nas divulgações externas de Balneário Camboriú está correspondendo. “Os turistas vem cada vez mais com veículos automotores e pelo transporte aéreo, com maior poder de compra. E é isso o que queremos: visitantes que permaneçam mais dias na cidade e que gastem mais”, ressaltou Schneider.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan promove plantão de matrículas neste sábado com desconto exclusivo

Novos alunos ganharão desconto de 20% na primeira mensalidade de cursos presenciais; Quem optar por graduação EAD começa a pagar só em julho de 2021
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.