• O portal de notícias de Balneário Camboriú

98% dos turistas de Itapema pretendem voltar

IMG 8676A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema divulgou nesta terça-feira (18) os resultados da pesquisa própria que a mesma realizou nos Postos de Informações Turísticas entre os dias 26 de dezembro de 2010 e 02 de janeiro de 2011, quando o município registrou a presença de 203 mil pessoas na cidade. Conforme os primeiros resultados os catarinenses continuam liderando a lista dos principais turistas de Itapema, representando 34%, seguidos pelos paranaenses (24%) e paulistas (18%). Os gaúchos ficaram em 4º lugar, com 10%.

Os dados revelam que nesta época de festa a maioria das pessoas que freqüentaram as praias de Itapema é jovem, com renda entre dois e seis salários mínimos mensais. Dos entrevistados, 11% responderam que vieram para a cidade de ônibus, 2% de avião, o que faz com que o automóvel continue sendo o principal meio de transporte utilizado pelos turistas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A pesquisa também confirma a característica que o município possui em ter um turismo familiar, sendo que dos 47% dos entrevistados revelaram viajarem com parentes, 23% com amigos e 20% com o cônjuge e filhos. Nesta mesma linha do turismo familiar a pesquisa revela que 37% dos entrevistados alugam residências para permanecerem na cidade; outros 29% vem para casa de amigos e parentes e 18% ficam hospedados em hotéis. O período médio de permanência na cidade foi de 12 dias.

Um dos dados mais relevantes apontados pela pesquisa é que 25% dos entrevistados revelaram que esta é a primeira vez que freqüentam a cidade e a maioria vem influenciada por dicas de parentes e amigos e 98% dos entrevistados pretendem retornar para a cidade, destacando como pontos positivos da cidade as praias (25%), a tranqüilidade (16%), o comércio (11%), o Parque Calçadão (10%), as belezas naturais (9%), entre outros.

Outro ponto destacado pela pesquisa é a regionalização do turismo, ou seja, quem visita Itapema visitas as cidades da região em busca de esportes radicais e náuticos, entretenimento, compras e visita a patrimônios históricos e culturais.

Na avaliação da Secretaria os primeiros resultados da temporada vêm ao encontro do planejamento estabelecido e seguido pela gestão municipal. “É preciso que todos os atores que fazem o turismo local estejam envolvidos de corpo e alma com a cidade, independente dos interesses pessoais, para que possamos vencer o individualismo e somarmos os esforços coletivos. O turismo é feito a longo prazo, temos que aprender a trabalhar no coletivo para a cada novo ano encontrarmos novos nichos de mercado que agreguem valor ao que já temos aqui”, afirma André Gobbo, secretário da pasta. Com base na coleta de lixo realizada desde a abertura da temporada de verão, em 3 de dezembro, estima-se que mais de 500 mil pessoas já curtiram o verão de Itapema.

Click CamboriúTurismo98% dos turistas de Itapema pretendem voltar
PUBLICIDADE

Últimas notícias