• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Celesc faz campanha para evitar apagão durante réveillon

Balneário Camboriú é uma cidade que tem energia de sobra em todos os sentidos, mas principalmente, energia elétrica, que é indispensável para um destino que vive quase que integralmente do turismo. O período em que essa energia é mais consumida é durante a virada do ano. Mesmo assim, a Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc de Balneário Camboriú garante que ela não irá faltar. Apenas um fator poderia ser decisivo para estragar a festa, que algum objeto, fita metalizada ou fogos de artifício caísse sobre a rede, causando curto circuito ou até uma tragédia.

Por isso, o responsável pela Celesc local, Arilson Vieira, explica que a empresa está repetindo a campanha realizada com sucesso no ano passado: “Não acabe com a festa antes da hora”. Condomínios, comércios e residências recebem um cartaz, no qual é solicitada a colaboração de turistas e moradores, para que preservem os fios de alta tensão. “Pedimos a colaboração de todos, pois se uma fita metalizada, um objeto qualquer ou até os fogos de final de ano caírem na rede, poderemos ter um curto circuito e um grande apagão na cidade, como aconteceu em 2008”, analisa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Vieira conta que há dois anos foi jogado um objeto nos fios, o que causou escuridão na Barra Sul durante quatro horas. “Demorou porque quando isso acontece, temos que percorrer toda a rede para limparmos os fios. Só depois a energia é religada”, descreve. Ele disse ainda que em 2009, após a primeira edição da campanha e após o réveillon, não havia acontecido esse tipo de inconveniente, e que pouca sujeira havia nos fios de energia.

A campanha de 2010 iniciou no último dia 13 e continuará por mais uma semana, até o Natal. Síndicos de edifícios, moradores, funcionários de hotéis e todo o comércio da Avenida Atlântica, Avenida Brasil e suas transversais estarão recebendo instruções através do cartaz, para evitar a pane e até uma possível tragédia, pois um curto poderia partir a fiação e possibilitar choques fatais. A intenção da Celesc é atingir, pelo menos, mil estabelecimentos. A campanha irá prosseguir ano a ano, até que o projeto da rede subterrânea poder ser colocada em prática. “Isso depende de vontade política conjunta, entre os governos de todas as esferas, pois o projeto é caro”, antecipa Vieira, ao lembrar que a intenção e fazer esse cabeamento por terra, primeiramente, no Calçadão da Central, em parte da Avenida Brasil e em algumas ruas do centro de Balneário Camboriú.

A empresa estará com um grande plantão no réveillon, com veículos da empresa espalhados pelo centro. O telefone para emergências é o 0800-480196 ou no (47) 3341-2155. “Nada vai valer nossa campanha, se comunidade não colaborar”, finaliza Vieira.

Click CamboriúTurismoCelesc faz campanha para evitar apagão durante réveillon
PUBLICIDADE

Últimas notícias