• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Feriado movimenta a economia de Balneário Camboriú

O feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, juntamente com as tradicionais festas de outubro em Santa Catarina, foi uma amostra de como deve ser a temporada 2010/2011 em Balneário Camboriú. Os hotéis da cidade registraram ocupação superior a 90%. Já no comércio, as vendas devem fechar um aumento superior a 8% em relação ao mesmo período de 2009. Turistas do Mercosul, principalmente do Chile, Argentina e Uruguai, e dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e interior de Santa Catarina estiveram em Balneário Camboriú e movimentaram a economia local.

turistas

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O número de passageiros por países, registrado pelo Portal de Informações Turísticas (PIT), aumentou cerca de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados do Departamento de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur). Do dia 8 a 12, mais de 10.200 pessoas chegaram a Balneário Camboriú através de ônibus de turismo. Em 2009 foram registradas cerca de 9.200 pessoas.

O aumento do número de turistas teve reflexos positivos no comércio e na hotelaria da cidade. Karina Peters, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), comemorou o crescimento de 12% na ocupação hoteleira. No mesmo período de 2009 a ocupação foi de 81%, já neste ano, foi de 93%, o que representou 18.600 leitos ocupados. “Nossas expectativas foram superadas e acredito que isso tenha acontecido devido ao trabalho constante de divulgação e marketing de Balneário Camboriú”, ressaltou Karina.

O balanço completo das vendas neste feriado ainda não foi concluído, mas o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), Altamir Osni Teixeira, enfatizou que os números foram positivos e superaram a meta que era de 8%. Segundo Teixeira, a cidade deu uma prévia do que será a temporada. Os brinquedos ficaram entre os produtos mais procurados pelos turistas neste feriado. “Pelo momento que se viveu, dedicado às crianças, o que mais chamou a atenção dos consumidores foram os brinquedos”, concluiu o presidente da CDL.

Quase metade dos turistas vieram de São Paulo

A maioria dos turistas continua vindo de São Paulo, estado que apresentou 111 ônibus (46,8%) com aproximadamente 4.662 visitantes. Outro número positivo, se comparado com o mesmo feriado no ano passado, foi em relação ao crescimento de turistas vindos de Minas Gerais. Em 2009, foram 23 ônibus (9,7%), já este ano, foram 36 (14,9%), o que contabiliza um aumento de mais de 5%.

Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a quantidade de ônibus de excursões estava dentro do esperado, porém, o número é bastante expressivo. Ele ressaltou que vale considerar que estes dados não correspondem à quantidade de turistas que vieram em veículo próprio, apenas em ônibus. “Mesmo não tendo o número com exatidão, sabemos que o número de turistas que visitam Balneário Camboriú com carro particular é muito significativo”, salientou.

Conforme o secretário, os feriados de setembro e de outubro serviram para mostrar como será movimentada a temporada. Schneider acredita que a divulgação nacional e internacional de Balneário Camboriú como produto diferenciado e com diversidade turística fez com que estes números se concretizassem.

Click CamboriúTurismoFeriado movimenta a economia de Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias