• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú trabalha pela qualificação do turismo

turismo
Grupo que recebe a capacitação com o professor e agente Urqueta (ao centro)

O turismo está se qualificando a cada dia mais em Balneário Camboriú. E essa não é uma a preocupação apenas das entidades ligadas diretamente com o trade, como Secretaria de Turismo, sindicatos, associações e empresas que prestam serviços e vendem produtos aos turistas, mas também e principalmente na área da segurança. Prova disso é que a Polícia Civil realiza, em Balneário Camboriú, o terceiro curso de Língua Espanhola para policiais de toda a região.

A Aula Inaugural do curso promovido pela Acadepol, em parceria com a Delegacia Regional de Balneário Camboriú, foi realizada na sexta-feira, no Hotel Pecon, e contou com a presença de autoridades regionais e estadual da Polícia Civil, de representantes do município, o vereador Nilson Probst, pelo prefeito Edson Renato Dias, e os secretários do Turismo, Ademar Schneider e da Segurança, Adelcio Bernardino.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A delegada regional de Balneário Camboriú, Magali Nunes Ignácio, disse que a Polícia Civil de Santa Catarina tem a melhor academia do Brasil e revela exemplo de capacitação. “Todas as ações que vemos sendo feitas, são realizações de sonhos. É uma emoção ver a nossa Academia servindo de exemplo para o Brasil. Com este curso, seguimos a tendência de modernização dos trabalhos na cidade e assim, a Polícia Civil cumpre seu papel valorizando Balneário Camboriú como Capital Turística do Mercosul”, qualificou.

Para o diretor da Academia de Polícia, o delgado Rodrigo Raiser Schneider, a preocupação em atender bem os visitantes estrangeiros significa a busca pela excelência em turismo. “Com o apoio que recebemos da Polícia Civil, encontramos a motivação necessária para a busca da qualificação de nossos trabalhos, inclusive, pelo aperfeiçoamento para sermos o modelo para o país”, analisou. O delegado explicou que a internet já é usada em teleconferências da Academia e isso também favoreceu a descentralização do ensino.

Já o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ademir Serafim, também valorizou a parceria da Acadepol com a Delegacia Regional. “Estou muito feliz pela cidade, pela parceria e pelo entendimento do prefeito Edson Renato Dias. Estamos trabalhando num conceito moderno, evoluído e, sendo modelo para o Brasil, estamos quebrando paradigmas, mas sempre valorizando o nosso maior patrimônio que é o policial”, disse.

O vereador Nilson Probst, que fez parte da Polícia Civil até assumir o Legislativo, mencionou a importância do apoio da Polícia Civil às atividades ligadas à Prefeitura de Balneário Camboriú. “Como sendo membro da Academia, sempre trabalhei em prol desta união, por isso mais essa realização da Acadepol e da Delegacia Regional são orgulho para mim”, pontuou.

Na área do turismo e segurança municipais, o curso foi avaliado como um grande crescimento em prol do turista e do cidadão. O secretário de Turismo, Ademar Schneider, avaliou que o curso segue a tendência do município que já se qualifica nacionalmente para oferecer excelência em turismo. “Nossa Polícia Civil também trabalha nessa direção, como mais uma grande parceira nesse e nos maiores eventos que a cidade recebe ou promove. Vemos essa preocupação na qualificação profissional como um grande avanço que deve ser seguido por outros setores”, complementa. O secretário da Segurança, Adelcio Bernardino, concorda com o secretário de Turismo. “Por ser uma cidade turística, e a maioria dos nossos visitantes estrangeiros falar o espanhol, acredito que a iniciativa da Polícia Civil em capacitar seus policiais com este idioma é uma referência positiva pela qualidade de atendimento turístico que a cidade sempre se preocupa em oferecer. Aproveito para parabenizar a instituição pela iniciativa”, finalizou.

Marcaram presença à solenidade ainda a diretora adjunta da Acadepol, delegada Mônica Manganelli Forcellini, a coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Pedagógicos da Polícia Civil/CAP, Marcionizie Borzato, demais membros da Academia, imprensa e alunos do curso.

O curso da Acadepol/Delegacia Regional será ministrado pelo professor e agente da Polícia Civil, Julio Manuel Urqueta Gómez, que tem formação específica nesta área de atuação. Ele diz que a capacitação era um anseio antigo dos policiais e que faz parte de projetos da Delegacia Geral da Polícia Civil e da Acadepol. “Nesta modalidade, foram concluídas duas turmas em 2009 e 2010. Em Balneário Camboriú é a primeira turma descentralizada da Acadepol e atinge policiais da Regional local e do Norte do Litoral do estado”, complementa.

O curso é realizado na Delegacia Regional de Polícia (Quarta Avenida) e terá 320 horas/aula. Com ele, os policiais estarão se capacitando para participar de eventos internacionais, assim como no atendimento às vítimas de crimes, quando de origem estrangeira, dentro do estado e do País.

Turismo em evolução – E por falar em capacitação em Língua Espanhola, a Polícia Militar de Balneário Camboriú disponibilizou, neste fim de semana, para atender melhor aos visitantes estrangeiros, duas pessoas com idioma inglês durante o campeonato mundial de Mountain Bike. O evento foi realizado com sucesso em Laranjeiras, junto ao Morro da Aguada (onde se localiza o Parque Unipraias).

Vale lembrar que o curso anual de capacitação da Secretaria de Turismo, que terá também o idioma espanhol no currículo, estará com inscrições abertas a partir do dia 20. O público alvo são agentes de trânsito, monitores da zona azul, ambulantes, trabalhadores do comércio e dos hotéis, além de outros que lidam diretamente com o turista. Serão 1.400 vagas. Informe-se no (47) 3367-8122 ou na Rua 2950, 771, na Sectur.

Click CamboriúTurismoBalneário Camboriú trabalha pela qualificação do turismo
PUBLICIDADE

Últimas notícias