• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Corredor exclusivo para ônibus e alteração no trânsito no centro de Itajaí

Tráfego de veículos de passeio ou motocicletas na faixa exclusiva é infração gravíssima de trânsito

Corredor exclusivo para ônibus e alteração no trânsito no centro de Itajaí
Divulgação

A partir desta quarta-feira (12), será proibido fazer a conversão à direita na avenida Sete de Setembro, esquina com a rua Gil Stein Ferreira. A medida visa garantir o fluxo do corredor exclusivo de ônibus e a segurança dos condutores. A faixa do transporte coletivo foi demarcada com taxões ao longo de 100 metros. O tráfego de veículos de passeio ou motocicletas na faixa exclusiva é infração gravíssima de trânsito.

A faixa exclusiva para ônibus já existia. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o espaço era demarcado por uma faixa branca contínua, o que indica ao condutor que aquela área não pode ser invadida. Contudo, era recorrente o uso do espaço por veículos de passeio e motocicletas que desejavam convergir à direta, sentido à rua Gil Stein Ferreira, atrapalhando o tráfego do transporte público e provocando, inclusive, acidentes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para garantir o melhor fluxo no centro da cidade e a segurança no trânsito, foram instalados taxões que reforçam a exclusividade do espaço na avenida Sete de Setembro. Esta é a primeira medida para criação de corredores exclusivos de ônibus em toda a cidade e tornar o transporte público uma opção mais atrativa aos usuários.

Conforme prevê o artigo 184 do CTB, é infração gravíssima de trânsito trafegar na faixa exclusiva e devidamente sinalizada para circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo. A infração é gravíssima (7 pontos), com penalidade de multa e apreensão do veículo, cabendo ainda medida administrativa de remoção do veículo.

Alternativas para acessar a rua Gil Stein Ferreira

A engenharia de trânsito do Município de Itajaí também avaliou que, para efetividade do corredor de ônibus, se faz necessário proibir a conversão no cruzamento com a rua Gil Stein Ferreira. A Coordenadoria de Trânsito estará no local para orientar os condutores da mudança. Confira as opções para seguir no sentido ao colégio Salesiano:

Antecipar a conversão: Quem trafega pela avenida Sete de Setembro, pode dobrar à esquerda na rua Nereu Ramos (continuação da rua Joinville), seguir pela avenida Marcos Konder e acessar a rua Gil Stein Ferreira.

Seguir até o Shopping: Seguir reto pela avenida Sete de Setembro e dobrar à direita na rua Samuel Heusi (rua do Itajaí Shopping) e retornar pela rua Felipe Schmidt para chegar na Gil Stein Ferreira.

Ponto de ônibus restaurado

Na manhã desta quarta-feira (12), os pontos de ônibus da avenida Sete de Setembro foram restaurados e poderão melhor abrigar a comunidade que depende do transporte público coletivo. As estruturas estavam tortas, batidas, quebradas e com falta de parafusos, colocando em risco a segurança da população. Os vidros também foram limpos e retirada toda a publicidade fixada indevidamente.

Click CamboriúTrânsitoCorredor exclusivo para ônibus e alteração no trânsito no centro de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias