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Zona Azul Eletrônica de Itajaí foi apresentada nesta terça-feira

A Codetran e a concessionária Hora Park (empresa do Sistema Estapar) lançaram nesta terça-feira (03) a Zona Azul Eletrônica de Itajaí. Estão previstas 1.185 vagas de Zona Azul Eletrônica na região central da cidade, além de 30 vagas de Zona Branca, 27 vagas reservadas para veículos de pessoas com deficiência, 64 vagas para veículos de idosos. O projeto também organiza bolsões de estacionamento exclusivo para motocicletas (ao todo 637 vagas) e bicicletas (79 vagas). O sistema será operado 57 parquímetros eletrônicos multivagas.

A Zona Azul Eletrônica funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h. Tendo como objetivo estimular a rotatividade das vagas – e, assim, democratizar sua ocupação – o período máximo de estacionamento na mesma vaga de Zona Azul é de no máximo 2 horas.

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Em agosto, a empresa inicia a campanha orientativa com exposição de parquímetros demonstrativos em diversos pontos da cidade e distribuição de folhetos. “O parquímetro tem funcionamento bastante simples e os itajaienses poderão aproveitar este período para conhecer as normas de utilização e esclarecer suas dúvidas”, salienta Adelcio Antonini, diretor da Hora Park.

A concessionária Hora Park tem prazo de 150 dias para instalar o novo sistema eletrônico, contados a partir da assinatura do contrato (maio de 2010). A empresa, que está investindo cerca de R$ 1 milhão na instalação do sistema, está realizando todos os esforços para iniciar a operação em setembro.

Mais facilidade e mais vagas pelo mesmo valor da tarifa atual

A facilidade para estacionar e os controles mais modernos e precisos não são sinônimos de aumento de tarifa. A Zona Azul Eletrônica de Itajaí manterá o valor de tarifa do sistema de cartelas de preenchimento em vigência anteriormente na cidade, ou seja, R$ 1,00 pelo período de estacionamento de até 1 hora (tarifa mínima) e R$ 2,00 por até duas horas de estacionamento (permanência máxima permitida).

Contudo, o sistema traz uma importante novidade: a partir da tarifa mínima (R$ 1,00 = 1 hora), há a possibilidade de fracionamento. No caso de emissão de tíquete com pagamento por meio de cartão recarregável da Zona Azul, a partir da tarifa mínima (R$ 1,00), o fracionamento será de 30 minutos.

No caso do usuário optar pelo pagamento por meio de moedas, a partir da tarifa mínima (R$ 1,00) cada R$ 0,05 introduzidos na máquina são convertidos em 3 minutos de estacionamento. Assim, se o usuário introduzir no parquímetro R$ 1,05, terá direito a 63 minutos de estacionamento, R$ 1,10 correspondem a 66 minutos, e assim sucessivamente até o limite máximo de 2 horas, no valor de R$ 2,00. O mesmo tíquete pode ser utilizado em qualquer vaga da Zona Azul até o vencimento do horário nele impresso.

Empregos

A Zona Azul Eletrônica deverá gerar 35 novos empregos na cidade, abrindo vagas para 25 orientadores, dois monitores, um gerente, um supervisor, um assistente administrativo, dois atendentes, um técnico e um auxiliar de manutenção e um auxiliar de serviços gerais. Todos os contratados serão cidadãos itajaienses. Na fase inicial, durante a campanha educativa, o sistema contará com 50 orientadores.

O Sistema Eletrônico

Ao instalar parquímetros multivagas em suas vias públicas, Itajaí entra para o rol dos municípios mais modernos do mundo no que diz respeito ao controle de vagas de estacionamento em vias públicas. Sistemas similares estão em funcionamento em cerca de 40 países e mais de 4 mil cidades, entre as quais Madri, Paris, Nice, Monte Carlo, Roma, Milão, Nápoles, Amsterdã, Berlim, Munique e Nova York.

No Brasil já está comprovada sua eficiência em diversos municípios. A Hora Park é responsável pela operação dos estacionamentos regulamentados em vias públicas nas cidades de Santo André (SP), Pindamonhangaba (SP), Jacareí (SP), Mogi das Cruzes (SP), São João da Boa Vista (SP), São Carlos (SP), Rio Claro (SP), Araraquara (SP), Limeira (SP), Araras (SP) e Porto Alegre (capital do RS), num total de 15,5 mil vagas e 750 parquímetros eletrônicos multivagas instalados.

Um dos principais atributos do sistema eletrônico está na autonomia e facilidade que o usuário encontra para adquirir o comprovante de estacionamento. Ele estaciona o veículo, dirigi-se à máquina mais próxima, efetua o pagamento com cartão recarregável da ZAE ou em moedas, retira o tíquete e o coloca no painel do veículo. O parquímetro funciona como um ponto de venda fixo, evitando que o usuário tenha que procurar monitoras ou identificar estabelecimentos comerciais para adquirir o comprovante.

A confiabilidade das operações é também um importante benefício proporcionado pela operação eletrônica. Todos os cálculos e controles são feitos eletronicamente, o que dá mais segurança ao munícipe e ao poder público municipal. As operações realizadas pelo parquímetro são registradas e transformadas em relatórios. Em cada coleta de moedas, a máquina imprime automaticamente um relatório com os dados sobre a arrecadação, estatísticas de uso e manutenção.

Fabricado em aço blindado, com inviolabilidade semelhante a de um cofre, os parquímetros possuem longa durabilidade, sendo totalmente resistentes a intempéries e a ações de vandalismo. A segurança oferecida pelo equipamento é comprovada mundialmente, sendo que existem cerca de 150 mil parquímetros instalados no mundo.

Sistema On-line

O sistema eletrônico da Zona Azul da Estapar/Hora Park também efetua a transmissão on-line de dados dos parquímetros para o sistema de gerenciamento central. Os parquímetros foram equipados com modems e a transmissão de informações utiliza tecnologia de telefonia móvel. Toda e qualquer operação realizada no equipamento gera uma informação, que é registrada e transmitida para o servidor, seguindo protocolos de segurança e integridade (VPN). A informação é gerenciada por software exclusivo e apresentada em mapa georeferenciado.

As informações de monitoramento também são transmitidas on-line. Os dados partem dos palm-tops utilizados pela equipe para registrar e emitir avisos de cobrança de tarifa nas áreas de estacionamento regulamentado público. O sistema permite, ainda, acompanhamento no mapa de georeferenciado do posicionamento de que cada um dos agentes de monitoramento.

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